Ponte da GO-154 cede e caminhão cai a sete metros de altura, entre Campestre e Santa Bárbara
No momento do resgate, às margens do rio Santa Maria, o caminhoneiro estava inconsciente
Um caminhão caiu de uma altura de 7 metros depois que a ponte pela qual ele atravessa cedeu. O caso aconteceu na GO-154, entre os municípios de Campestre de Goiás e Santa Bárbara. O motorista ficou ferido.
O acidente aconteceu na manhã desta terça-feira (19), na ponte do Rio Santa Maria. De acordo com o Corpo de Bombeiros, com a queda, o motorista do caminhão ficou preso entre as ferragens. No momento do resgate, às margens do rio, o caminhoneiro estava inconsciente.
Segundo os bombeiros, as equipes imobilizaram a vítima e, em seguida, o encaminharam para o Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol). Como o nome dele não foi divulgado, o Mais Goiás não conseguiu solicitar o boletim médico atualizado.
A reportagem entrou em contato com a Goinfra, a fim de entender o que poderia ter causado o dano na ponte, além de quando os reparos nela devem acontecer. Segundo o órgão, a ponte está interditada devido o problema estrutural e, além disso, o motorista ignorou a sinalização de que a travessia era frágil, por ser de madeira, o que provocou o acidente. Confira abaixo a nota na íntegra.
“A ponte sobre o Rio Maria está interditada por problema estrutural. É uma passagem antiga, feita de madeira e que não suporta mais o tráfego de veículos com segurança. Ocorre que o condutor do caminhão ignorou a sinalização da rodovia, que informa a proibição da passagem sobre a ponte, o que ocasionou o acidente.
A Goinfra já está com processo em andamento para a contratação do projeto de engenharia da nova ponte de concreto armado sobre o Rio Maria, que terá extensão de 70 metros.
No início da atual gestão estadual, constou-se que Goiás possuía um passivo de cerca de 400 pontes de madeira, que ao longo das últimas décadas não passaram por manutenção. É um problema de infraestrutura que a Goinfra está solucionando com o programa Goiás em Movimento – Eixo Pontes. Por meio dele, as antigas estruturas estão sendo progressivamente substituídas. No total, até o final de 2022, serão entregues cerca de 180 novas pontes de concreto pela agência”.
*Larissa Feitosa compõe programa de estágio do Mais Goiás sob supervisão de Hugo Oliveira.