LADAINHA

Ponte será construída em trecho interditado da BR-153, em Aparecida de Goiânia

Concessionária apresenta proposta de ponte sobre córrego Santo Antônio, em trecho colapsado em dezembro, mas não tem data para liberar fluxo de veículos

Ponte deve ser construída em trecho interditado da BR-153 em Aparecida de Goiânia (Foto: Jucimar de Sousa - Mais Goiás)

A Triunfo Concebra, concessionária que administra a BR-153, anunciou nessa terça (18) a decisão de construir uma ponte sobre o km 508 da rodovia. Esse trecho passa por cima do córrego Santo Antônio, em Aparecida de Goiânia, e está interditado desde o dia 21 de dezembro do ano passado. Parte da pista desmoronou por causa das chuvas.

A Triunfo afirma que a ponte será uma solução definitiva para a pista. Apesar de a promessa ser de entregar a nova estrutura no sentido norte/sul da rodovia entre 45 e 60 dias contados a partir da próxima semana, não há ainda um cronograma para a conclusão de todas as fases da obra, que envolve a construção da ponte no outro sentido da BR-153 e a remoção dos bueiros e da pista sobre ele.

Ponte deve ser construída em trecho interditado da BR-153 em Aparecida de Goiânia
As três faixas da pista no sentido norte/sul tiveram de ser interditadas após o surgimento de uma segunda cratera (Foto: Jucimar de Sousa – Mais Goiás)

As três faixas da pista no sentido norte/sul tiveram de ser interditadas após o surgimento de uma segunda cratera no local em menos de duas semanas. Desde então, a pista do outro sentido se tornou de mão dupla em um trecho de cerca de 800 metros.

Uma série de problemas foram causados por conta da interdição, como o congestionamento nos horários de pico e acidentes. O mais trágico deles aconteceu na madrugada do dia 24 de dezembro, véspera de natal, quando um ônibus com 57 passageiros caiu no córrego e causou a morte de sete pessoas e deixou outras 23 feridas.

Ponte deve ser construída em trecho interditado da BR-153 em Aparecida de Goiânia
Ônibus com 57 passageiros caiu no córrego e causou a morte de sete pessoas e deixou outras 23 feridas (Foto: Jucimar de Sousa – Mais Goiás)

Obra na BR-153 não tem liberação da ANTT ainda

A obra ainda não tem uma liberação formal da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Mas, a Triunfo Concebra afirma que deve começar a obra, em caráter emergencial, já na próxima semana. De acordo com a concessionária, será feita uma avaliação após a entrega da primeira ponte, até o fim de março, para saber se já começa a segunda ou se espera um momento mais apropriado para melhor execução do serviço.

Caso a segunda ponte precise ser realizada em outro momento, a rodovia seguirá em mão dupla, com o sentido norte/sul sendo feito pela ponte e o outro pela pista que atualmente é usada nos dois fluxos. Já se a obra for iniciada na sequência, os veículos serão todos desviados para a ponte até a conclusão, que deve durar o mesmo intervalo de tempo.

A concessionária explica que a intenção é que a terceira etapa, que envolve a remoção dos bueiros e das pistas antigas, ocorra antes do período das chuvas no segundo semestre de 2022.

Ponte deve ser construída em trecho interditado da BR-153 em Aparecida de Goiânia
Uma série de problemas foram causados por conta da interdição, como o congestionamento nos horários de pico e acidentes (Foto: Jucimar de Sousa – Mais Goiás)

Sinalização

Enquanto isso, a Triunfo reforçou a sinalização dentro dos bairros que margeiam o trecho da rodovia para que os motoristas tenham outras opções de trânsito e evitem a BR-153 sobre o córrego. Uma parte que liga um dos bairros e a rodovia está sendo asfaltado pela empresa.

A ideia é que os desvios estejam devidamente marcados na próxima semana. Atualmente, os caminhos alternativos são confusos para quem não conhece a região. O diretor-presidente da concessionária, Odenir Sanches, diz que o objetivo não é desviar o fluxo, mas sim, redistribuí-lo para reduzir o volume de veículos, principalmente nos horários de maior movimento.

Sem iluminação

Outro problema que a rodovia enfrenta é a falta de iluminação, mesmo esse tendo sido um ponto preocupante para a tragédia envolvendo o ônibus no dia 24 de dezembr. Desde o começo de 2021, os trechos urbanos de rodovias são de responsabilidade dos municípios e na época do acidente a prefeitura de Aparecida informou que um processo licitatório estava em andamento.

Ponte deve ser construída em trecho interditado da BR-153 em Aparecida de Goiânia
Triunfo reforçou a sinalização (Foto: Jucimar de Sousa – Mais Goiás)

Nesta terça, informou aguardar a entrega do parque luminotécnico pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit).

A prefeitura também afirmou que faz o reforço na sinalização horizontal dos trechos usados como rotas alternativas pelos motoristas para evitar acidentes, que agentes de trânsito monitoram o fluxo para evitar o tráfego constante de caminhões e que dialoga com a concessionária constantemente.

Problema antigo que virou emergencial

O custo total da obra deve ficar entre R$ 12 milhões e R$ 15 milhões. O diretor-presidente da concessionária, Odenir Sanches, disse que provavelmente essa verba sairá dos cofres da empresa, sem necessidade de repasse para os motoristas por meio de reajuste de pedágio.

O projeto é diferente do que foi apresentado pela Triunfo Concebra em 2016, quando a ideia era, primeiro, construir duas pontes laterais e depois duas centrais, sem que houvesse os transtornos atuais.

Sanches afirma que o trecho sobre os bueiros por onde passa o córrego Santo Antônio colapsou após a fundação das galerias afundar com o impacto da força das águas, principalmente durante as chuvas.  O presidente explica que o problema é antigo, que a obra original é do fim dos anos 1950, quando a área era dominada por fazendas, sem pavimentação, e que já deveria ter sido feita uma ponte nos anos 1980, quando a rodovia foi duplicada.

Assim que a concessionária assumiu a rodovia, Sanches disse que houve uma reunião com o então prefeito de Aparecida, Maguito Vilela (MDB), na qual este solicitou uma ponte no lugar dos bueiros no córrego Santo Antônio. A empresa chegou a fazer um projeto, porém afirma ter encontrado resistência da ANTT após um parecer do Tribunal de Contas da União (TCU) em 2017, impedindo que os custos fossem repassados nos pedágios.

A empresa alega que se o valor do pedágio seguisse o que estava no contrato, estaria recebendo entre R$ 500 milhões e R$ 550 milhões por ano, mas atualmente a receita gira em torno de R$ 230 milhões, o que inviabilizaria qualquer investimento por parte da Triunfo Concebra. “O que estamos fazendo agora é uma emergência”, comentou.

Em nota, a ANTT informou que “historicamente” este contrato de concessão “enfrenta dificuldades na sua execução e diversos atrasos de obras foram apurados pela Agência” e que “tem sido apurado e fiscalizado as inexecuções”.

*Esta reportagem utilizou informações do O Popular