Usuários do transporte coletivo da região central de Goiânia contam, a partir desta semana, com uma facilidade a mais para planejar suas viagens. Na região conhecida como Manto de Nossa Senhora – que compreende o contorno da Praça Cívica e as avenidas Araguaia, Paranaíba e Tocantins – foram instalados 16 displaus de Ponto de Parada, onde a população pode conferir dados sobre as linhas que atendem ao ponto e o horário em que o ônibus chegará até lá.
As informações em tempo real agradam Elisabete Maria Alves, que já usufruiu do serviço no ponto de embarque e desembarque, n.º 1437, no Centro de Convenções. Segundo ela, a tecnologia auxilia os usuários e facilita a organização do tempo na região central. “Sabemos a hora que ônibus vai passar e podemos fazer uma compra ou um lanche, enquanto aguardamos”.
Tânia Silva também aprovou o display. “Os ônibus estão passando no horário divulgado e isso é muito bom”.
O diretor do Consórcio RMTC, Leomar Avelino, explica que as informações disponíveis nos displays são repassadas, em tempo real, pela Central de Controle Operacional (CCO). O display de Ponto de Parada utiliza tecnologia sueca advinda da Volvo, como o sistema ITS4MOBILITY, instalado em todos os ônibus da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC).
Caráter experimental
Segundo o diretor técnico da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Sávio Afonso, os displays instalados nestes pontos na região central vão atender cerca de 50 mil passageiros por dia, que utilizam 40 linhas de ônibus que circulam na região central. Em Goiânia, a tecnologia dos displays também está disponível nos pontos de embarque e desembarque das avenidas Independência e 85 e no Paço Municipal.
“O trabalho de implantação dos displays foi feito pelas equipes da Comurg, CMTC e Consórcio RMTC. Graças a esta parceria foi possível concluir a ligação da rede de energia e a sinalização para a retomada da transmissão dos dados aos usuários”, ressalta Sávio.
O diretor explicou que a implantação dos painéis acontece, ainda, em caráter exerimental. “Nós entendemos que é mais um serviço de informação aos usuários do transporte coletivo”, diz.
Como cada painel possui um custo elevado de fabricação e manutenção, ainda não há planos para novas instalações. No entanto, Sávio ressalta que a CMTC está aberta à parceria com prefeituras, o governo estadual e mesmo estabelecimentos privados para que novos displays sejam disponibilizados para a população.
Tudo vai depender, porém, da recepção dos usuários. Uma das maiores preocupações do órgão são os casos de vandalismo. “Isso é uma preocupação, haja visto que abrimos novos abrigos no corredor Universitário com um conceito mais moderno, com vidro, e todos os 16 tem hoje algum tipo de vandalismo. Esperamos que a própria população auxilie com a fiscalização desses painéis”, pondera.
O presidente da CMTC, Murilo Guimarães Ulhôa, afirma que os dados sobre as viagens diárias do transporte coletivo, nos 18 municípios da região metropolitana, também podem ser acessados pelo aplicativo Sim, que está disponível no site www.rmtcgoiania.com.br, e pelo Moovit.
Informações específicas das linhas, como as planilhas horárias, também podem ser solicitadas à CMTC pelos telefones 0800 646 1851/ 3524-1851 (Ouvidoria) e whatsapp 9943-1620.