Trabalho preventivo

População de Goiás pode receber alertas de desastres naturais por SMS

Serviço nacional está disponível a usuários de telefones móveis com DDDs 62 e 64. Expectativa da Defesa Civil é redução de danos e prevenção de perdas de vidas humanas

A população goiana passa ter mais um recurso de prevenção em caso de desastres naturais. Trata-se do Serviço de Alertas por SMS, ativo em Goiás a partir de segunda (15). É gratuito e tem como objetivo orientar cidadãos sobre os procedimentos a serem adotados pelas autoridades diante do risco de inundações, alagamentos, temporais ou deslizamentos de terra, entre outras ocorrências.

Os alertas serão produzidos e disparados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), em parceria com órgãos estaduais de Defesa Civil, assim que forem identificadas situações de risco que possam desencadear desastres naturais.

De acordo com o chefe da Sessão de Planejamento da Defesa Civil Estadual, tenente Valdik Aparecido Rocha Ribeiro, o projeto é coordenado pelo Ministério da Integração em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras de serviço de telefonia móvel. “O projeto que agora chega ao Centro-Oeste, estava sendo aplicado em alguns estados das regiões Sul e Sudeste. Agora, quem possuir números telefônicos com DDDs 62 e 64 também poderão aderir à novidade”.

Segundo ele, o sistema é pensado para atender toda a população, embora o foco seja o alerta a pessoas que moram em áreas de risco, próximo a córregos, rios, além de municípios, como Senador Canedo e Luziânia possuem histórico de tempestades. De acordo com a Defesa Civil, em Goiânia, alguns dos bairros mais críticos são Vila Roriz, Vila Maria Rosa, Setor Norte Ferroviário e Setor Perim.

“É mais uma ferramenta usada pelas Defesas Civis para tentar alertar a população sobre os riscos, de modo que possamos minimizar danos causados por desastres, principalmente, no que diz respeito a perda de vidas humanas”.

O serviço já funciona no Paraná, Santa Catarina, São Paulo Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rio Grande do Sul desde o início de 2017 e passará a funcionar em Brasília e cidades do entorno do DF com DDD 61 a partir do próximo mês de março, segundo Valdik. A expectativa é que até março de 2018 todos os estados brasileiros estejam contemplados.

Cadastro grátis

Para receber gratuitamente os alertas, segundo Ribeiro, é preciso realizar um cadastro por meio do próprio telefone móvel. “Vamos enviar um convite via SMS para que as pessoas saibam da disponibilidade do sistema e realizem o cadastro. Bastará que o usuário responda a mensagem para o número 40199, informando o Código de Endereçamento Postal (CEP) que deseja monitorar”.

No entanto, não é necessário receber o convite para efetuar o registro. “Quem não quiser esperar pode enviar um SMS com seu CEP para o número mencionado. Pode ser com ou sem hífen”, observa. Segundo Valdik, o CEP permite que o sistema envie alertas específicos para cada região. “A pessoa receberá avisos de situações que posem acarretar em desastres naturais na região do CEP cadastrado, como chuvas fortes e tempestades”.

Considerando que o usuário poderá ter mais de um CEP cadastrado, caso ele queira cancelar o registro de um deles, basta ele enviar a mensagem seguida do CEP como ou sem hífen para 40199.

O sistema

De acordo com o chefe da Sessão de Planejamento da Defesa Civil Estadual, tenente Valdik Aparecido Rocha Ribeiro, a Defesa Civil estadual recebe uma informação bruta que abrange todo o estado. “Nós iremos então refinar essa informação e alertar as pessoas cadastradas”.

Conforme explica Ribeiro, sistemas semelhantes já são utilizados em mais de 20 países, como Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos. “Os EUA, por exemplo, possuem uma boa doutrina de Defesa Civil. Quando a formação de um tornado é registrada, pessoas recebem alertas via SMS com a rota prevista do fenômeno”.