DEFENSORIA NA RUA

População em situação de rua em Goiânia recebe atendimento jurídico nesta quarta

Projeto visa promover a inclusão social, prevenir e enfrentar toda forma de violência e tratamento degradantes contra essa população

População em situação de rua em Goiânia recebe atendimento jurídico nesta quarta (Foto: DPE-GO)

A população em situação de rua de Goiânia vai receber atendimento jurídico integral e gratuito nesta quarta-feira, na Avenida Independência. A ação da Defensoria na Rua, idealizada pelo Núcleo Especializado de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado de Goiás (NUDH/DPE-GO), ocorre a partir das 18h30.

Trata-se do projeto Defensoria na Rua. Esta edição terá parceria com o projeto Absorver, Consultório na Rua e Associação Tio Cleobaldo. 

Sobre o programa da DPE, ele visa garantir o direito das pessoas em situação de rua no Estado, promover a inclusão social, prevenir e enfrentar toda forma de violência e tratamento degradantes contra essa população. A iniciativa é composta por uma equipe de defensoras e defensores públicos, além de colaboradoras e colaboradores da Defensoria.

Neste ano, o Defensoria na Rua já aconteceu, em Goiânia, nos meses de fevereiro, março e abril. A última edição ocorreu na Praça da Rua 232, no Setor Leste Universitário, em frente à Livraria Palavrear.

“Eu acredito que é de fundamental importância que a Defensoria consiga sair do espaço físico da instituição e fazer uma busca ativa desses assistidos que, por diversos tipos de vulnerabilidades, não conseguem se deslocar até o atendimento. Por isso, o projeto é uma importante forma de efetivar direitos e garantias fundamentais, especialmente o direito à cidadania, manifestado através do direito à identificação e do direito a conhecer a própria história”, destacou o defensor público Carlos Santiago, na edição de abril.