Com alta nos casos de covid, Caldas Novas adia retorno às aulas presenciais
Município tem 582 ativos, 39 internados e 232 mortes pela doença
Em função do aumento de casos e de mortes causadas pela covid-19 em Caldas Novas, o prefeito Kleber Marra publicou, na última sexta-feira (30), decreto que adia o início das aulas presenciais na rede municipal de ensino e em instituições particulares para o dia 16 de agosto.
A preocupação da prefeitura é com o baixo número de UTIs pediátricas disponíveis. Após essas duas primeiras semanas, será realizado um novo estudo sanitário para reavaliar a volta das atividades escolares presenciais.
Segundo o último boletim epidemiológico, a prefeitura de Caldas Novas já registrou 10.026 casos de covid, dos quais 582 estão ativos. Há 39 internados e 232 mortes provocadas pela doença.
Multa
Além disso, o prefeito estabeleceu novas medidas de endurecimento na fiscalização e aplicação de penalidades em estabelecimentos comerciais, hotéis, clubes, restaurantes e similares. O decreto municipal ainda estabelece multa por não uso de máscara em locais públicos e coletivos e a proibição de circulação de pessoas com suspeitas ou confirmação da doença.
“Todo cidadão com suspeita ou confirmação clinica ou laboratorial de que esteja infectado pelo SARS-CoV2 (coronavírus) causador da Covid-19 deverá buscar atendimento na rede de saúde e manter isolamento, só podendo se deslocar no caso de necessidades alimentares e de saúde”, alerta o documento.
O decreto afirma ainda que todas as atividades econômicas deverão seguir os percentuais e determinações do Decreto Municipal nº. 1.160/2021, que permite a ocupação da capacidade de lotação em 75%, bem como as regras sanitárias básicas de prevenção, devendo evitar aglomerações e práticas que proporcionem a transmissão do vírus.