Postura de Bolsonaro influencia pessoas a não tomar vacina, diz secretário de Saúde de Goiânia
De acordo com Durval Ferreira, secretário de Saúde de Goiânia, 150 mil pessoas com mais de 18 ainda não se vacinaram
O secretário de Saúde de Goiânia, Durval Ferreira, afirmou em entrevista nesta segunda-feira (20) que a postura do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) impacta a população no que se refere à vacinação contra a Covid-19. Para o secretário, quando uma figura pública que tem “forte presença com o público”, como Bolsonaro, sinaliza que a vacina não é necessária, as pessoas acabam sendo influenciadas a não se vacinarem.
De acordo com Durval ao jornalista Jackson Abrão, cerca de 150 mil pessoas com mais de 18 anos em Goiânia ainda não se vacinaram contra o coronavírus, causador da Covid-19. Entre os fatores que explicariam esse número, segundo o secretário, está o fato de alguns não acreditarem na gravidade da doença ou até mesmo no negacionismo – fenômeno caracterizado pela recusa em aceitar uma realidade cientificamente comprovada.
O secretário disse ainda que “figuras públicas que têm forte presença com o público brasileiro” acabam influenciando na decisão das pessoas de se vacinarem, e citou Bolsonaro como exemplo.
“O presidente da República, ele dar o exemplo da não necessidade da vacina acaba sim influenciando pessoas nesse sentido. Mas precisamos entender muito além do aspecto político. Temos que entender o aspecto sanitário, técnico, o aspecto médico para as pessoas se protegerem. Só existe uma forma de se controlar, combater uma doença viral, é através do uso de vacina”, afirmou.
Avanço da vacina contra Covid-19 em Goiânia
Apesar de algumas pessoas insistirem em não se proteger, Durval Ferreira afirma que essas representam minoria na capital. De acordo com o titular da Saúde municipal, Goiânia tem uma população vacinável de 1,1 milhão de pessoas. Dessas, quase metade já tomou as duas doses – ou a dose única – da vacina contra a Covid-19.
“Mais de 80% já recebeu essa primeira dose e quase 50% já recebeu vacina completa”, destacou, ressaltando que o esquema de vacinação segue em ritmo acelerado na cidade.
Atualmente, Goiânia vacina a população geral a partir de 18 anos e adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, além da segunda dose.