IMPOSTOS

Precisa recalcular o IPTU de Goiânia? Prefeitura lança central de atendimento; saiba como funciona

A Central do IPTU funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, sem agendamento prévio, até o dia 1º de março

A Prefeitura de Goiânia inicia nesta segunda-feira (5/2), a partir das 9h, o atendimento presencial dos contribuintes na Central do IPTU. A estrutura foi montada no prédio do Serviço Social do Comércio (Sesc), localizado na Rua 19, no Centro. O espaço fica ao lado do prédio da Justiça Federal.

No local, a prefeitura montou 11 guichês, onde técnicos e auditores tributários da Secretaria de Finanças (Sefin) vão esclarecer dúvidas, atualizar cadastro, calcular a composição do imposto, emitir boletos ou efetuar pagamentos por meio de cartões e PIX, consultar o número de inscrição municipal e conferir os documentos necessários para abrir o processo de revisão ou atualização cadastral.

A Central do IPTU funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, sem agendamento prévio, até o dia 1º de março.

Uma das novidades da Central do IPTU deste ano é a parceria com o Atende Fácil, que disponibilizou servidores para a unidade. Assim, os contribuintes, que após o atendimento pelos técnicos da Sefin necessitarem fazer a abertura de processos, serão encaminhados para a sala da central de atendimento.

Assim como em 2023, todos os serviços continuam a ser feitos também nas agências da rede do Atende Fácil, em cinco pontos pela cidade, por agendamento, pelo site www.goiania.go.gov.br no ícone do Atende Fácil na tela principal.

“A experiência do ano passado, quando criamos esse atendimento específico, demonstrou a eficiência da Central do IPTU como forma de garantir uma comunicação mais direta e transparente com a população. Devemos aprimorar ainda mais os serviços devido a uma série de treinamentos que nossos servidores passaram, para atender com mais precisão”, afirma o titular da Sefin, Vinícius Henrique Alves.

Como pagar o IPTU de Goiânia?

Para pagar o IPTU haverá a opção do valor total à vista, com 10% de desconto a ser pago até o dia 20 de fevereiro. Ou pagamento em até 11 vezes, com última parcela a ser paga até dezembro.

Opções de pagamento:

  • Boleto
  • pagamento através do cartão de crédito
  • ou pagamento através do PIX.

O contribuinte deverá receber o boleto do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Goiânia 2024 com reajuste de 4,68%. O valor foi calculado pela prefeitura da capital a partir do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) referente ao acumulado de 2023. Ou seja, a inflação do ano passado.