Pesquisa

Preços dos produtos de festa junina têm aumento de 18% em Goiânia

Preparar uma festa junina vai ficar mais caro este ano em Goiânia. É isso o…

Preparar uma festa junina vai ficar mais caro este ano em Goiânia. É isso o que revela o levantamento realizado pelo Procon Goiás entre os dias 8 e 15 de junho em 15 estabelecimentos da capital. Segundo a pesquisa, que foi divulgada hoje (16), houve um aumento de 18,63% nos preços de produtos típicos em relação ao ano passado. No entanto, individualmente o aumento foi ainda maior.

O pé de moleque, por exemplo, custava R$ 7,78 em 2015. Este ano, a pesquisa encontrou o mesmo produto e marca a R$ 9,71, valor que representa um aumento de 24% em relação ao preço do ano passado.

Produto
Preço em
Junho/2015
Preço em
Junho/2016
Variação
Paçoca de amendoim – 352 g– Yoki R$ 8,59 R$ 10,48 21,96%
Pé de moleque – 306 g – Yoki R$ 7,78  R$ 9,71 24,81%
Creme de leite – 200 g – Piracanjuba  R$ 1,82  R$ 2,34  28,70%
Canela em pó – 50 g – Kitano R$ 2,14  R$ 3,46  61,53%
Batata-doce roxa – kg  R$ 2,77 R$ 4,04 45,75%
Cachaça – Pirassununga 51 – 956 ml  R$ 8,25 R$ 9,27  12,39%

O levantamento de preços, que foi feito com mais de 60 tipos de produtos utilizados no preparo das comidas típicas, constatou também variações entre menor e maior preço de até 220% para produtos idênticos. Mais uma vez, os técnicos recomendam a pesquisa na hora da compra e alertam que não pesquisar os preços pode encarecer a receita de um prato em até 63%.

O Procon utilizou uma receita de um prato típico das festas juninas para ilustrar o valor final e o aumento registrado do ano passado para este ano. O prato escolhido foi a canjica. Além do ingrediente principal, que é a própria canjica, foi feita a simulação do aumento médio anual do leite condensado, leite de coco, cravo da Índia, canela em rama e em pó e amendoim. Em junho de 2015 era gasto, em média, R$ 22,22 para fazer a tradicional canjica. Neste ano, para fazer a mesma receita, o consumidor terá que desembolsar um valor médio de R$ 28,24, ou seja, um aumento de 27,09%.

No entanto, considerando os maiores preços, ou seja, para aqueles consumidores que acreditam que a pesquisa não fará muita diferença, o valor a ser pago pode chegar a R$ 34,89. Variação equivalente a 63,03%.