PATRIMÔNIO

Prédio do Teatro InAcabado vai a leilão na próxima terça (18)

Um dos maiores ícones das artes cênicas da capital, o prédio do Teatro InAcabado está…

Um dos maiores ícones das artes cênicas da capital, o prédio do Teatro InAcabado está sendo leiloado com valor mínimo de lance de R$ 1,3 milhões. O imóvel localizado na Avenida Anhanguera está sob a gestão da Fundação Educacional de Goiás (FEG).

O leilão será iniciado na próxima terça-feira (18) às 13h. O Mais Goiás está tentou contato com a Fundação Educacional de Goiás para saber os detalhes que levaram o prédio a ser leiloado, mas não conseguiu respostas até o fechamento da matéria.

História

O Teatro Inacabado foi idealizado e fundado por Octávio Zaldivar Arantes, mais conhecido como Otavinho Arantes, em 1959. O teatrólogo nasceu em Trindade, em 1922, onde passou a infância e juventude em contato com as artes cênicas, incentivado pelo padre Pelágio Sauter.

Otavinho Arantes se mudou para Goiânia, estudou no Lyceu, onde foi diretor de um grupo de teatro estudantil. Nos anos 1950, Otávio se tornou o principal teatrólogo de Goiás, fundando a Agremiação Goiana de Teatro (AGT). Otávio dedicou quase toda sua vida à construção do teatro, que foi feita com muito sacrifício e contou com ajuda de diversas iniciativas de amigos.

Documentário

O documentário História do Teatro Inacabado em Goiânia narra que Otavinho chegou a conversar com o então governador de Goiás, José Feliciano, e diante das dificuldades para construção do teatro em Goiânia, ameaçou suicidar-se. O então governador garantiu que a obra seria concluída.

O teatro foi construído em um terreno doado por Colemar Natal e Silva. O prédio teve altos e baixos e quase foi destruído por um incêndio em 1969. O prédio foi reconstruído dois anos depois e viveu sua “época de ouro”. No entanto, voltou a cair no esquecimento em 1991,depois da morte de seu idealizador, Otavinho Arantes. Em 2010, o teatro foi novamente reformado e passou para a gestão da FEG.