SANEAMENTO

Prefeito de Leopoldo de Bulhões extingue contrato com Saneago

Decreto rompeu a relação contratual estabelecida em maio de 1997 com a Saneago com prazo vencido em maio de 2017

Estudo aponta substâncias impróprias na água de 59 cidades de Goiás
Estudo aponta substâncias impróprias na água de 59 cidades de Goiás (Foto: Agência Brasil - DIvulgação)

Decreto do prefeito, Alécio Mendes (PL), extinguiu o contrato entre o município de Leopoldo de Bulhões e a Saneago. O documento foi assinado no dia  relação na última terça-feira (11) e rompeu a relação contratual estabelecida em maio de 1997 com  prazo vencido em maio de 2017.

O mesmo decreto estabelece que o próprio município irá gerir a distribuição de água e tratamento de esgoto em Leopoldo de Bulhões. Par isso, cria o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), através de lei em outubro de 2021, que está em implantação.

Como o novo serviço ainda não está em operação, o prefeito autoriza contratações emergenciais “para imediata absorção” das atividades de gestão de água e esgoto explorada pela Saneago, cujo contrato ficou extinto.

Captação de investimentos do governo federal

Nesta fase inicial de instalação da autarquia que irá realizar o serviço em Leopoldo de Bulhões, o município poderá contratar produtos, serviços e pessoal para auxiliar na implantação.

O prefeito Alécio Mendes prevê que com a criação da Saae, o município possa receber investimentos do governo federal através da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).