Mobilidade

Prefeito Paulo Garcia lança obras do corredor preferencial da Avenida 85

A avenida 85 será a terceira a via a receber a faixa preferencial para o ônibus.


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O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, anuncia o início das obras do corredor preferencial de ônibus 85 nesta quarta-feira (1911) em entrevista coletiva, às 8h30, no 6º andar do Paço Municipal.

As intervenções serão feitas de forma paulatina com a implantação de novas sinalizações horizontais, verticais, semafóricas, entre outras intervenções no trânsito para garantir o conceito de mobilidade urbana prevista em projeto elaborado pela Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC).

A avenida 85 será a terceira a via a receber a faixa preferencial para o ônibus. As avenidas 10 (corredor universitário) e T-63 estão com seus projetos consolidados. Além da 85, formam a malha de corredores, cujas obras terão início em breve, as avenidas T-7, T-9, Independência e 24 de Outubro.

Ao total, a rede de corredores preferenciais terá 46,5 quilômetros, integrando 66 linhas do transporte coletivo, e beneficiará com maior acessibilidade, rapidez e conforto, além dos mais de 600 mil usuários pedestres, ciclistas, moradores e comerciantes.

O prefeito Paulo Garcia afirma que os investimentos em mobilidade urbana já estão promovendo a modernização da infraestrutura e sistemas do transporte coletivo na cidade, que já registra menores tempos de viagens dos ônibus e redução da violência no trânsito, nas vias com corredores preferenciais.

A readequação do uso e o compartilhamento das vias, que fazem parte do Corredor Universitário, proporcionaram a melhora da fluidez do trânsito, aumentando a velocidade dos ônibus em até 63%. O usuário do transporte coletivo, em Goiânia, ganhou cerca de nove minutos com o novo desenho da Rua 10. Na avenida T-63, por onde passam 80 mil usuários do transporte coletivo, o ganho no tempo de viagem dos ônibus foi de 14% a 26% em horários críticos.

O prefeito destaca que a violência no trânsito nestes corredores também apresentou queda. No período entre 2012 e 2013, segundo as estatísticas da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT), nenhum óbito foi registrado no Corredor Universitário, contra três mortes verificadas em 2011. Também houve queda de 14,8% no número de acidentes e de 35% na quantidade de feridos. Em 2011, 117 pessoas ficaram feridas em acidentes naquele trecho. No último ano, o número caiu para 55.

Esses indicadores levaram à redução de 24,5% no índice de severidade das ocorrências do período, após a implantação do corredor. Os resultados positivos são reflexos da reformulação da sinalização e a ampliação da fiscalização do trânsito, com equipamentos eletrônicos e a presença de agentes de trânsito no local, que têm contribuído para a redução dos acidentes.

Para a presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Patrícia Pereira Veras, é fato que os corredores preferenciais estão requalificando o espaço urbano, garantindo prioridade ao transporte coletivo, reduzindo o tempo de viagem dos ônibus, além de propiciar uma reestruturação viária com espaços seguros e democráticos para pedestres, ciclistas e veículos particulares.