Prefeito Rogério aposta no carnaval e goianiense comparece em peso à festa
Mais de 130 mil pessoas participaram dos festejos promovidos pela prefeitura no carnaval. Sucesso na área cultural se soma ao aniversário de 90 anos de Goiânia e agenda recém-criada que prevê 600 ações durante 2024
Todo goianiense já ouviu que Goiânia, historicamente, não é a terra do carnaval. Mais conhecida como uma cidade para descansar durante a folia que contagia várias localidades do Brasil, a tradição carnavalesca se limitava, principalmente, a alguns bailes em clubes privados. Não havia um evento coordenado pelo poder público. Em 2024, o prefeito Rogério Cruz decidiu inovar e bancar uma grande festa na cidade, chamada de Goiânia Tem Carnaval. Muitos olharam desconfiados para a iniciativa, mas, após seis dias de eventos, é possível afirmar que Goiânia teve um grande carnaval este ano.
O sucesso da festa realizada pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), pode ser resumido pelos números. Em seis dias, de quinta-feira (8/2) a terça-feira (13/2), de acordo com a organização do evento e estimativa das equipes policiais, todas as atrações reuniram cerca de 130 mil pessoas.
Começou com a escolha do Rei Momo e Rainha do Carnaval, passando por shows de artistas nacionais, como Tati Quebra Barraco e o DJ Jiraya Uai, e locais na Praça Cívica, além dos desfiles de oito escolas de samba nos bairros, blocos da diversidade no Cepal do Setor Sul e Praça Tamandaré. Teve também programação com Rock e Funk. O sucesso dos eventos também pôde ser sentido nas redes sociais, com muitos elogios pelas pessoas que participaram da programação.
O Goiânia Tem Carnaval é mais um grande acerto do prefeito Rogério na área cultural, e conforme destacado pela Prefeitura, a cada atração nacional houve 10 apresentações de artistas locais. É importante lembrar do aniversário de 90 anos de Goiânia, em outubro, quando o Paço Municipal promoveu 90 eventos culturais em vários pontos da cidade, incluindo shows nacionais como Leonardo, Ira!, Guilherme & Santiago, dentre outros. Recentemente, o prefeito lançou a agenda cultural da cidade para 2024, com 600 ações gratuitas em 50 eventos até dezembro. Em 2023, foram 473 eventos, ou seja, este ano haverá 30% a mais. E, assim, a atual gestão tem se destacado na área cultural e valorização dos artistas regionais.