Prefeitos goianos se reúnem para discutir estratégias de retomada econômica
Prefeitos goianos se reuniram em encontro realizado pelo Sebrae Goiás na manhã desta quinta-feira (21).…
Prefeitos goianos se reuniram em encontro realizado pelo Sebrae Goiás na manhã desta quinta-feira (21). O evento é realizado de forma híbrida, on-line e presencial, no auditório da entidade, em Goiânia. O objetivo é discutir o apoio para retomada econômica pós-pandemia e alavancar o desenvolvimento dos municípios goianos.
O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) ressaltou o novo Código Tributário como medida para amenizar os efeitos da crise. Segundo ele, a ideia prevê isenção e descontos de Imposto Sobre Serviços (ISS) para diversas categorias. “Fomentar o micro e pequeno empreendedor de Goiânia é a minha missão”, disse o prefeito.
Secretário geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima, ressaltou a importância de fomentar os prefeitos como ponto central para a retomada econômica a partir de micro e pequenas empresas. “Levando o desenvolvimento para todos os cantos do Estado, respeitando a vocação de cada um”, diz.
Retomada Econômica
Adriano da Rocha Lima ressaltou que o Estado de Estado de Goiás conseguiu enfrentar a pandemia com protocolos sanitários e ter cuidado com a retomada da economia.
“Cada um no momento certo, permitiu o controle adequado da pandemia, a expansão dos leitos do Estado de Goiás e, no momento em que a economia pôde voltar, ter todas as ferramentas disponíveis para que atingíssemos o objetivo de ter um impacto muito pequeno da pandemia na economia goiana, em comparação com outros estados”, salientou.
Adriano da Rocha Lima apontou que Goiás cresceu no ranking de competitividade ficando entro os 10 mais competitivos em inovação e segurança pública como os dois setores mais destacados.
Pequenos empreendedores são maioria em Goiás
Diretor-superintendente do Sebrae, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, apontou que o Brasil possui 17 milhões de pequenos negócios, do quais, 624 mil estão Goiás. Além disso, 95% das empresas do Estado são pequenos negócios, como Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte (EPP).
Ainda destacou que 78% dos empregos foram gerados pelos pequenos negócios, de janeiro a agosto de 2021. Além disso, 55% da massa salarial do Estado é gerada pelas pequenas emprsas e 61% da força de trabalho de Goiás está nos pequenos negócios. Por isso, a importância de fomentar os pequenos negócios.