Prefeitura assina contrato para reforma do zoológico de Goiânia
Reforma é orçada em aproximadamente R$ 950 mil, recurso proveniente do governo federal, mais contrapartida do município de 3,92%
A prefeitura de Goiânia deve iniciar reforma do Parque Zoológico da capital nos próximos dois meses. O extrato do contrato com a empresa responsável pelas obras foi publicado na edição de quarta-feira (25) do Diário Oficial do Município. A reforma é orçada em aproximadamente R$ 950 mil, recurso proveniente de convênio com o governo federal, mais contrapartida do município de 3,92%.
A empresa BBC Construtora e Terraplanagem Ltda, vencedora da licitação, será a responsável pela reforma. O projeto prevê troca dos vidros nas jaulas dos grandes felinos, no próprio ambiente desses animais, banheiros, escadarias, guarda-corpos, parapeito, estrutura para macacos (micário), áreas verdes e pergolados.
Durante a execução da obra, o funcionamento do Zoológico não mudará. Visitas permanecerão liberadas e o atendimento ao público continuará. Os ambientes reformados serão provisoriamente interditados.
O contrato já foi assinado. Ainda é necessária autorização da Caixa Econômica Federal para início da obra.
Readequações
A obra prevê instalação de piso tátil, desde a área de acesso do estacionamento até a bilheteria e, de lá, até a placa de mapa tátil. Nos banheiros para visitantes, as intervenções preveem adequações para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
Haverá, ainda, readequação das rampas de acesso, escadarias e guarda-corpos, conforme as normas técnicas de acessibilidade exigidas.
No ambiente dos grandes felinos, as intervenções incluem a ampliação dos tanques e troca dos vidros, que passam a ser triplos e laminados. Já no espaço dos primatas, a obra amplia o pé direito de dois para cinco metros, bem como o espaço de vivência.
A obra também cria praças recreativas na entrada do parque, em frente ao lago dos primatas, com construção de pergolados e ampliação da área verde que o cerca.