NOVIDADES

Prefeitura autoriza Feira Hippie às sextas em Goiânia

Na prática, o documento preenche lacuna entre a aprovação do Código de Posturas e o início de sua vigência, que será dia 30 de janeiro

Feira Hippie (Foto: Prefeitura de Goiânia - Divulgação)

O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) autorizou a realização da Feira Hippie também às sextas-feiras na Praça do Trabalhador, em Goiânia. Tradicionalmente realizada no sábado e domingo, a ampliação do período de funcionamento é uma demanda antiga dos feirantes.

A autorização é o primeiro decreto de 2024, publicado no Diário Oficial do Município da última terça-feira (2/1). Na prática, o documento preenche lacuna entre a aprovação do Código de Posturas e o início de sua vigência — que se dá somente a partir de 30 de janeiro.

Assim, o decreto da prefeitura antecipa, para 2 de janeiro, as mudanças estabelecidas no Código de Posturas. O artigo 125 da nova legislação municipal, aprovada em dezembro de 2023 e publicada no dia 15 daquele mês, permite que a Feira Hippie funcione de sexta-feira a domingo.

Alívio

O presidente da Associação da Feira Hippie, Waldivino da Silva, conhecido como Divininho da Feira, avalia que autorização para funcionamento na sexta-feira se trata de um alívio para os trabalhadores. Segundo ele, se não houvesse a medida, a feira iria desaparecer.

“É um presente. Se a prefeitura não autoriza, a Feira Hippie iria morrer, desaparecer. Vemos isso como um presente de Natal e de fim de ano. A Praça [do Trabalhador] está entregue. Cuidamos dela. A Feira Hippie está em festa. Todo mundo acompanhou nossos embates com a prefeitura em prol da sexta-feira, que é um sonho antigo. Não é capricho, é necessidade.

Ele explica que os ônibus que chegam do interior voltam na sexta-feira. Sem a autorização, os feirantes perdiam esses clientes.