Prefeitura cancela Projeto Luzes; nova versão pode ser lançada em 2018
O Município também decidiu que a decoração de Natal da Capital em 2017 vai ser exatamente a mesma usada no ano passado
O Projeto Luzes, realizado em Goiânia na época do Natal há 20 anos, foi cancelado. Atual secretário de Comunicação da Prefeitura de Goiânia e criador da proposta ainda na gestão de Nion Albernaz, Luiz Felipe Gabriel Gomes explica que fez avaliação dos benefícios e custos e chegou à conclusão que o Projeto Luzes não cumpre mais o objetivo para qual foi criado.
“A ideia era que as pessoas iluminassem seus imóveis com luzes de Natal, para deixar a cidade mais bonita. Em troca, essas pessoas recebem desconto no IPTU”, explica Gomes. A proposta deu resultado por algum tempo, diz o secretário, mas há alguns anos a quantidade de inscritos caiu de forma significativa. “Há anos temos os mesmos inscritos e os mesmos ganhadores. Diante disso, decidimos cancelar”, justificou Gomes.
O secretário explica que a mudança de opinião das pessoas em relação à sustentabilidade e gasto com energia elétrica hoje é muito diferente de 20 anos atrás e isso contribuiu para a queda na quantidade de inscrições no projeto. “Temos ainda o fator econômico. Só de desconto no IPTU a Prefeitura perdia aproximadamente R$ 1 milhão. Teríamos gastos ainda com publicidade”, diz Gomes.
Para o próximo ano, a Prefeitura estuda novas ideias e pode ser que o projeto seja relançado. “Podemos fazer uma competição entre imóveis iluminados no Natal que os proprietários usaram apenas energia solar. É uma ideia”, conta o secretário.
Sem dinheiro em caixa, o Município também decidiu que a decoração de Natal da Capital em 2017 vai ser exatamente a mesma usada no ano passado. A Avenida Tamandaré será iluminada com o tradicional túnel e postes de energia também vão ser adornados em regiões em que há mais movimento no comércio.