REVITALIZAÇÃO

Prefeitura continua com substituição de árvores na Agrovia Castelo Branco, em Goiânia

A Prefeitura de Goiânia deu sequência, no sábado (30), à substituição de árvores que quebravam…

A Prefeitura de Goiânia deu sequência, no sábado (30), à substituição de árvores que quebravam o asfalto e que causavam acidentes na Av. Castelo Branco. Os trabalhos estão sendo feitos no segundo trecho da via, que ligará o Viaduto da GO-070 à Praça Ciro Lisita, em percurso de 6km. Segundo a administração, para cada espécie retirada são plantadas outras 10 no local ou imediações.

No total, são 3.610 novas árvores com tamanho superior a dois metros. As atividades fazem parte do projeto de revitalização, em parceria com a comunidade e a iniciativa privada. O objetivo é transformar a via no maior polo de comércio agropecuário do país.

Executada com aval de laudos técnicos emitidos pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) e engenheiro ambiental, a etapa contempla trechos entre a Avenida Consolação e Praça Dom Prudêncio, e entre o Bairro Ipiranga e Cidade Jardim.

No total, são aproximadamente 2,5 km de trabalho realizado por equipes da Companhia Municipal de Urbanização de Goiânia (Comurg).

Segunda etapa da substituição de árvores na Castelo Branco

A retirada das árvores é feita conforme o andamento da obra, com plantio imediato de novas mudas. A etapa iniciada neste sábado compreende a segunda de seis fases. Nos dois trechos, foram inicialmente retiradas 141 árvores das 364 a serem substituídas.

As mudas são plantadas quando o piso drenante é assentado, com espécies adequadas para ambos os trechos, seguindo determinação das equipes técnicas. De acordo com a Prefeitura, isso se deve à variabilidade genética das espécies.

A orientação quanto às espécies vem dos técnicos da Diretoria de Áreas Verdes e Unidades de Preservação e Conservação Ambiental da Amma. Outro cuidado nesse plantio se dá no distanciamento de 14 metros entre uma muda e outra, para evitar que as copas se encontrem.

No primeiro trecho da Agrovia, árvores foram substituídas por mudas de Ipês Amarelos, da Avenida Pirineus até o cruzamento com Avenida Bandeirantes. A Prefeitura reforça que o processo de substituição das árvores na obra tem embasamento dos laudos técnicos.