MEIO AMBIENTE

Prefeitura de Aparecida de Goiânia investiga lançamento de esgoto no Córrego Lages

Segundo proprietários de chácaras na região, o descarte de esgoto no córrego está causando a morte de peixes

Prefeitura de Aparecida de Goiânia investiga lançamento de esgoto no Córrego Lages (Foto: Enio Medeiros - Divulgação)

Fiscais da prefeitura de Aparecida de Goiânia investigam o lançamento de esgoto no leito do Córrego Lages, na região Leste do município, em zona rural próximo ao setor Rosa dos Ventos. A equipe de fiscalização chegou até o local por meio de denúncia anônima e constatou crime ambiental, como poluição da água e outras irregularidades.

Segundo proprietários de chácaras na região, o descarte de esgoto no córrego está causando a morte de peixes.

Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o leito do córrego é contaminado pelo lançamento de esgoto não tratado da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Lages, administrada pela BRK Ambiental. A empresa é contratada pela estatal Saneago, sendo responsável pelo serviço de esgotamento sanitário.

Amostras de água de lançamento de esgoto em Aparecida de Goiânia

Fiscais do Meio Ambeinte recolhem amostras de água em galões
Fiscais do Meio Ambeinte recolhem amostras de água (Foto: Enio Medeiros – Divulgação)

Durante a fiscalização, fiscais vistoriaram galões com antiespuma vencidos, usados para misturar a água. Foram coletadas duas amostras d’água para análise e diagnóstico técnico.

“Verificamos aqui o lançamento de esgoto não tratado no leito do córrego, sendo uma ação criminosa contra o meio ambiente. Recolhemos amostras d’água para análise em laboratório e depois do laudo técnico iremos dar sequência nas ações que compete ao município executar”, afirma o secretário de Meio Ambiente de Aparecida, Cláudio Everson.

O secretário afirma que o município vai aplicar penalidades pelo dano ambiental.

“Iremos aplicar as penalidades administrativas, observando a gravidade das infrações cometidas contra o meio ambiente. E vamos encaminhar os laudos ao Ministério Público Estadual e a Delegacia de Polícia Civil para que seja aplicada a parte penal”, diz.

Resposta da empresa

A BRK Ambiental – subdelegatária da Saneago para serviços de esgotamento sanitário no município – informa, por meio de nota, que todo o esgoto coletado em Aparecida de Goiânia é destinado para tratamento nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs).

“No caso específico da ETE Lages, a unidade possui licenciamento ambiental e atende às determinações estabelecidas pela legislação vigente. Devido ao processo de tratamento, é possível devolver o efluente tratado à natureza, garantindo a preservação dos mananciais. A empresa está à disposição das autoridades para a prestação de quaisquer esclarecimentos necessários”, diz o comunicado.