Falta água

Prefeitura de Aparecida vai contratar caminhões pipa para garantir abastecimento

Em coletiva de imprensa, o prefeito Gustavo Mendanha (PMDB) pediu transparência à Saneago quanto a definição dos locais que ficam sem água

Com o agravamento do problema da falta de água em Aparecida de Goiânia, o prefeito da cidade, Gustavo Mendanha (PMDB), anunciou, nesta sexta-feira (27), que o município irá contratar caminhões pipa, para que seja garantido o atendimento à população em escolas e unidades de Saúde. Além disso, o prefeito determinou que poços artesianos sejam perfurados.

Gustavo Mendanha explicou em coletiva de imprensa que a possível assinatura de decreto de Situação de Emergência serviria para agilizar medidas para amenizar o problema da falta de abastecimento, como a contratação de caminhões pipa e também a perfuração de poços artesianos no município. Desta forma seria garantido o atendimento básico em serviços essenciais à população.

“Nossa preocupação é principalmente com nossas crianças, nossos idosos e o atendimento nas unidades de saúde. A Prefeitura está fazendo a sua parte. Em reunião emergencial com todos os secretários foi definido um cronograma de ações para amenizarmos os problemas provocados pela falta de abastecimento”, afirmou.

Na oportunidade, Mendanha cobrou da Saneago maior transparência tanto na divulgação dos critérios utilizados para definir o abastecimento e o racionamento em todas as regiões da região metropolitana e no município de Aparecida quanto no aviso prévio sobre quais bairros serão prejudicados. Durante a entrevista o prefeito sugeriu inclusive a possibilidade de a Saneago estar realizando um possível racionamento velado no município de Aparecida e cobrou maior respeito da empresa em sua relação com o município e com os moradores de Aparecida.

“Nossa preocupação vem do fato de a população não estar sendo orientada e nem sequer avisada a respeito dos racionamentos diários que acontecem em Aparecida. Neste sentido solicitei uma audiência com o presidente da Saneago, Jalles Fontoura, mas, em razão do falecimento de seu irmão, fui recebido pelo diretor de Operações, Marco Tulio. Na ocasião coloquei uma série de questões sobre isso e ele não apenas se mostrou disposto como em poucos minutos já demonstrou resultados, divulgado na imprensa a lista de bairros que poderiam sofrer com a falta de abastecimento”.

Por nota, a Saneago informou que assim como o Rio Meia Ponte, o Ribeirão Lajes – que atende parte dos bairros de Aparecida de Goiânia – sofre com a redução drástica de vazão, devido aos múltiplos usos da bacia. A Saneago ressaltou ainda que não está realizando racionamento no abastecimento de água em Goiânia e Aparecida de Goiânia, mesmo porque os Sistemas Meia Ponte e Lajes (Aparecida) não possuem condições para fazer esse tipo de procedimento. A captação nesses dois sistemas é por tomada de água e, não, por reservação (barragem).