Prefeitura de Bela Vista concentra testes de covid em hospital e causa lotação
O Hospital e Maternidade Municipal de Bela Vista de Goiás ficou lotado nesta quinta-feira (13),…
O Hospital e Maternidade Municipal de Bela Vista de Goiás ficou lotado nesta quinta-feira (13), após a alta procura por teste de Covid-19 e por atendimento na unidade. A situação de aglomeração, registrada em fotos e vídeos, teria ocorrido após a prefeitura concentrar a testagem para identificação do coronavírus no local, o que gerou uma alta demanda inclusive para os funcionários. Em nota, a prefeitura destacou que todos estão sendo atendidos.
Em um vídeo ao qual a reportagem teve acesso, é possível ouvir um funcionário da unidade de saúde justificando o problema com a baixa quantidade de pessoas realizando os testes. “Olha a quantidade de gente. Nós só temos duas pessoas fazendo [a testagem]. A gente não consegue fisicamente e psicologicamente atender todo mundo”, diz o homem.
Também nas imagens é possível ver dezenas de pessoas aguardando para serem testadas dentro e fora do local, onde uma longa fila até a tenda de testagem se formou. Atualmente, o município tem 3.962 casos confirmados de Covid-19. Desses, 414 estão ativos e 3.463 estão curados. 85 óbitos foram registrados.
O que diz a Prefeitura de Bela Vista
Procurada pelo Mais Goiás, a Prefeitura de Bela Vista declarou em nota que, devido ao aumento de doenças virais, “houve um crescimento de 100% na procura pro atendimento” na unidade em questão, mas que todos estão sendo atendidos.
Ainda conforme a nota, diante do cenário, um novo espaço de testagem na UBS será aberto, com a contratação de mais um médico. Veja a nota na íntegra:
“Referente a testagem que está sendo realizada na Maternidade Municipal Jean Saba Matrak ressaltamos que todos que buscam a unidade de saúde estão sendo atendidos.
É importante salientar também que devido ao aumento das doenças virais houve um crescimento de 100% na procura por atendimento nesta unidade, cenário semelhante ao que está acontecendo neste momento em todo o país.
Diante desta situação a secretária de Saúde, Vanessa Carvalho esteve no local para conferir o andamento dos atendimentos e tomar as medidas necessárias, entre elas será aberto um novo espaço na UBS e a contratação de mais um médico.
Em relação a testagem em massa reforçamos que neste momento está faltando insumos no mercado e consequentemente isso diminui a capacidade de testar toda a população neste momento. Por isso, os testes serão destinados a todos que buscarem a unidade de saúde mencionada.”