Prefeitura de Firminópolis é acionada por má conservação das vias públicas
De acordo com promotor, os buracos chegam a abrigar criadouros do mosquito da dengue
A prefeitura de Firminópolis, a 118 km de Goiânia, é alvo de uma Ação Civil Pública devido às condições das ruas da cidade. A ação foi proposta pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO), que solicita “a correta recuperação e manutenção das vias urbanas, de forma definitiva”. O órgão pediu, ainda, seja feita a reconstrução das vias que estão em péssimas condições.
O MP-GO propôs uma liminar proibindo o município de fazer a manutenção das ruas com operações “tapa buraco”. De acordo com o promotor Ricardo Lemos Guerra, esse tipo de serviço não faz a compactação e o nivelamento da via, além de ter pouca durabilidade.
O órgão solicitou também que, caso as providências necessárias não sejam tomadas, os recursos públicos sejam bloqueados. Se a liminar fora acatada, a movimentação das verbas da prefeitura só poderá ser feita com autorização da Justiça.
Dengue no buraco
De acordo com a ação, a má conservação das vias já acontece há mais de um ano. “Os moradores de Firminópolis estão sujeitos ao descaso do município, que não faz a manutenção e conservação das ruas”, diz o texto. Além disso, o MP-GO recebeu informações da existência de focos do mosquito da dengue encontrados nos buracos e valas do asfalto. A denúncia foi confirmada após uma inspeção ter sido feita.
De acordo com Ricardo, o processo de recuperação das vias é feito lentamente. Por isso, quando uma parte é recuperada, a outra já precisa restauração. “A péssima qualidade dos serviços realizados demonstra o desperdício do dinheiro, a má gestão e a ineficiência da administração pública, pouco se importando com os recursos financeiros que chegam aos cofres públicos, advindos dos altos impostos recolhidos dos contribuintes”, concluiu o promotor.
Com informações de MP-GO.