Prefeitura de Goiâna cumpre meta acordada com MP sobre iluminação pública
Mais de 18 mil lâmpadas foram trocadas em todas as regiões de Goiânia desde abril. Seinfra afirma que serviço de manutenção será constante
Em menos de dois meses, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), executou a troca de 18.270 pontos de iluminação na Capital. Os números comprovam que a Seinfra cumpriu integralmente e antecipadamente a proposta acordada com o Ministério Público. O acordo definido em abril previa a troca de 18 mil pontos em 90 dias.
Para executar o trabalho, a diretoria de serviços públicos dividiu a cidade em sete regiões: Campinas/Centro, Sudoeste, Noroeste, Sul, Oeste, Leste e Norte. A logística desenvolvida foi implantada para melhor viabilizar a manutenção. “Colocamos uma equipe para fazer um levantamento nos bairros. Posteriormente, os servidores executavam a troca das lâmpadas e registravam tudo em relatórios diários. Esse sistema possibilitou que as equipes trabalhassem em ritmo mais intenso”, explica a diretora Dina Guimarães.
Durante o período, a Seinfra enviou semanalmente ao Ministério Público um balanço dos serviços executados na iluminação pública, com quantidade de material utilizado, número de equipes e locais atendidos. O balanço final apresenta a quantidade de pontos acionados em cada região: Campinas/Centro (3.301) Sudoeste (3.871), Noroeste (2.247), Sul (3.373), Oeste (2.357), Leste (1.673) e Norte (1.448). Em média, 400 pontos foram revitalizados por dia.
Mesmo com a meta atingida, a seinfra afirmou que o serviço de manutenção continua. As equipes vão passar novamente nas regiões para atender pontos que podem apagar com o desgaste natural das lâmpadas. ‘A iluminação pública é um serviço dinâmico, assim como a cidade. Pontos que hoje estão acesos, daqui um tempo podem se apagar, por isso a manutenção é constante’, esclarece Dina Guimarães.