Em menos de dois meses, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), executou a troca de 18.270 pontos de iluminação na Capital. Os números comprovam que a Seinfra cumpriu integralmente e antecipadamente a proposta acordada com o Ministério Público. O acordo definido em abril previa a troca de 18 mil pontos em 90 dias.
Para executar o trabalho, a diretoria de serviços públicos dividiu a cidade em sete regiões: Campinas/Centro, Sudoeste, Noroeste, Sul, Oeste, Leste e Norte. A logística desenvolvida foi implantada para melhor viabilizar a manutenção. “Colocamos uma equipe para fazer um levantamento nos bairros. Posteriormente, os servidores executavam a troca das lâmpadas e registravam tudo em relatórios diários. Esse sistema possibilitou que as equipes trabalhassem em ritmo mais intenso”, explica a diretora Dina Guimarães.
Durante o período, a Seinfra enviou semanalmente ao Ministério Público um balanço dos serviços executados na iluminação pública, com quantidade de material utilizado, número de equipes e locais atendidos. O balanço final apresenta a quantidade de pontos acionados em cada região: Campinas/Centro (3.301) Sudoeste (3.871), Noroeste (2.247), Sul (3.373), Oeste (2.357), Leste (1.673) e Norte (1.448). Em média, 400 pontos foram revitalizados por dia.
Mesmo com a meta atingida, a seinfra afirmou que o serviço de manutenção continua. As equipes vão passar novamente nas regiões para atender pontos que podem apagar com o desgaste natural das lâmpadas. ‘A iluminação pública é um serviço dinâmico, assim como a cidade. Pontos que hoje estão acesos, daqui um tempo podem se apagar, por isso a manutenção é constante’, esclarece Dina Guimarães.