CULTURA

Prefeitura de Goiânia atrasa cronograma original da Lei Paulo Gustavo; veja novos prazos

Novo cronograma será divulgado no dia 24 de novembro

Prazos para divulgação do resultado da Lei Paulo Gustavo devem ser divulgados no dia 24 de novembro (Foto divulgação).

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), atrasou o cronograma original referente à Lei Paulo Gustavo. Segundo o documento publicado no site do Paço, os resultados da análise de mérito dos projetos inscritos para o recurso seriam divulgados até o dia 14 de novembro.

Em nota, a Secult Goiânia informou ao Mais Goiás que o motivo do atraso foi a prorrogação das inscrições no Mapa Goiano de Cultura. Inicialmente, os produtores culturais poderiam realizar as inscrições até o dia 2 de novembro, ganhando nova data limite, para 9 de novembro.

Leia também: Festival Varilux de Cinema Francês chega ao Cine Cultura; confira programação

Lei Paulo Gustavo

A Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022) prevê ações emergenciais destinadas ao setor cultural, com o intuito de reduzir as perdas econômicas e sociais causadas pela pandemia. Em Goiânia, quatro editais de diferentes modalidades foram disponibilizados, contabilizando um recurso de quase R$13 milhões.

Os setores beneficiados pela Lei Paulo Gustavo na capital serão o audiovisual, economia criativa e solidária, atividades artísticas, manifestações culturais e espaços artísticos e culturais.

Segundo a Prefeitura de Goiânia, os editais receberam 1.369 inscrições de projetos culturais que vão concorrer pelo recurso. “É um recorde de inscritos em uma lei de incentivo e nós ficamos muito felizes com isso. A classe artística sofreu muito com a pandemia e essa lei veio para reparar os tempos difíceis. Vamos aos próximos passos. São quase R$ 13 milhões para beneficiar esses projetos e esses artistas. Que sejam bem aproveitados na nossa cidade”, ressaltou o prefeito Rogério Cruz.

Novo Cronograma

Ao Mais Goiás, a Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia informou que tem até o dia 31 de dezembro para executar o cronograma referente a Lei Paulo Gustavo. Em nota, a Secult revelou que até a próxima sexta-feira, 24 de novembro, deve divulgar os novos prazos no Diário Oficial.

Segundo o secretário de cultura, Zander Fábio, a avaliação dos projetos culturais inscritos será realizada conforme regras do edital. “Agora, com os projetos inscritos, vamos avaliar tecnicamente todos eles e dar seguimentos aos prazos dos editais. Nosso trabalho é realizado com muito zelo para que as avaliações sejam feitas conforme todos as exigências e considerações dos editais”, afirmou.

Confira a nota na íntegra:

“A Secretaria Municipal de Cultura informa que tem até 31 de dezembro para executar o cronograma da Lei Paulo Gustavo. Portanto, não há atraso no processo.

Pontua que adiou o prazo das inscrições algumas vezes devido à instabilidades no site que hospedou o formulário e, por isso, foi preciso alterar o cronograma de divulgação dos resultados.

O novo cronograma com os novos prazos será publicado no Diário Oficial no mais tardar até a próxima sexta-feira, 24″.