Prefeitura de Goiânia confirma retorno 100% das aulas presenciais em janeiro
Com a retomada integral das aulas presenciais, chegarão ao fim os sistemas híbrido e de revezamento, em vigor hoje na capital
A Prefeitura de Goiânia confirmou que a rede de ensino municipal vai retornar com 100% das aulas presenciais no início do próximo semestre letivo, em janeiro de 2022. Com isso, chegarão ao fim os sistemas híbrido e de revezamento de aulas, em vigor hoje na capital.
A autorização para o retorno integral das aulas presenciais na rede municipal foi publicada nesta quarta-feira (27), em forma de decreto no Diário Oficial. O documento diz ainda que, “para o funcionamento de de estabelecimentos públicos e privados de ensino regular nas etapas infantil, fundamental, médio e superior deverão ser obedecidos os protocolos estabelecidos pela Secretaria Municipal de Saúde”.
No entanto, a Secretaria Municipal de Educação (SME) destacou que o retorno 100% presencial só deve acontecer a partir do ano que vem.
O titular da SME, Wellington Bessa, informou que a retomada vai acontecer de forma escalonada e em respeito aos protocolos sanitários. A obrigatoriedade de máscaras será mantida, mas o distanciamento mínimo de 1 metro entre as cadeiras dos alunos, e de 2 metros entres estudantes e professores, deixará de valer.
Profissionais da Educação estão mais seguros
O avanço da vacinação contra a Covid-19 e a adaptação das escolas, com a munição de EPIs, foram fatores que surtiram efeito na percepção dos profissionais de Educação. Pelo menos é o que acredita a diretora da Escola Municipal Izabel Esperidião Jorge, Lívia Alves, que diz estar mais segura em relação ao retorno 100% das aulas presenciais.
“A gente ainda tem a preocupação com a pandemia, mas não podemos deixar de levar em conta a questão do ensino. Nós, profissionais da Educação, temos uma responsabilidade muito grande, principalmente no que se refere à Educação Básica”, afirma.
Além da Prefeitura de Goiânia, governo de Goiás também autorizou retorno integral das aulas presenciais
A secretaria de Estado de Saúde (Seduc) publicou uma portaria que determina o retorno integral das aulas presenciais a todas as unidades escolares públicas de Goiás. O documento foi emitido pelo gabinete da pasta, em 13 de outubro.
“Fica determinado, em todas as Unidades Escolares Públicas do Estado de Goiás, o retorno integral das aulas presenciais, a partir de 18 de outubro de 2021, em observância ao que dispõe os Decretos (…) e a Nota Técnica nº 08/2021 e 09/2021 da Secretaria de Estado de Saúde.”
O texto diz ainda que podem continuar de forma remota aqueles que não receberam a primeira dose contra a Covid-19, além de “estudantes gestantes ou estudantes com imunodeficiências ou com doenças preezistentes crônicas ou graves”.