Prefeitura de Goiânia constrói abrigos para corujas que vivem na cidade
O objetivo principal é oferecer um local de proteção para as aves de rapina que habitam em áreas urbanas
Como meio de reforçar as ações de revitalização e preservação de espaços público, a Prefeitura de Goiânia disponibiliza abrigos para corujas e outros tipos de pássaros para espaços públicos. Para solicitar a cobertura, o indivíduo precisa ligar na Central de Atendimento da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) ou acionar a prefeitura pelo aplicativo Prefeitura 24 horas.
O objetivo principal, conforme a Prefeitura de Goiânia, é oferecer um local de proteção para as aves de rapina que habitam em áreas urbanas. “Além de proteger do sol, os abrigos evitam depredação e atos de vandalismo contra o ninho”. Vale apontar que a estrutura do abrigo é construída com material proveniente de retalhos de madeira que sobram da produção de mesas e cadeiras confeccionadas pela marcenaria/serralheria da Comurg.
De acordo com a coordenadora geral da Unidade de Saúde do Jardim Cerrado IV, Luciana Oliveira, as corujas têm papel fundamental no combate a animais peçonhentos, como cobras. “Atendemos cerca de 10 mil pessoas por mês e temos muito cuidado com a segurança dos frequentadores”, diz a coordenadora se referindo ao pátio da unidade.
Já foram instalados abrigos na região Oeste, Vila João Vaz e Jardim do Cerrado IV. Segundo a prefeitura, a Praça Espírito Santo, no Jardim das Amendoeiras, também está na programação para receber a instalação do equipamento. Os telefones para solicitar a estrutura são 35248555/35248500, pelo aplicativo Prefeitura 24h ou pelo WhatsApp 62 985968555.