CAPITAL

Prefeitura de Goiânia decreta ponto facultativo em virtude da morte de Iris

Ex-governador Iris Rezende morreu na madrugada dessa terça-feira, depois de três meses internado para tratamento de um AVC

Vereador propõe dar nome de Iris Rezende a viaduto em Goiânia (Foto: Jackson Rodrigues)

Em decreto publicado há pouco, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), decretou ponto facultativo para servidores da administração pública municipal em virtude da morte do ex-prefeito e ex-governador Iris Rezende (MDB). Iris morreu na madrugada desta terça (9), depois de três meses internado para tratar de um AVC hemorrágico.

O mesmo decreto institui luto oficial de sete dias na capital.

O governador Ronaldo Caiado (DEM) disponibilizou o hangar do Estado para o desembarque do corpo do ex-governador e o Palácio das Esmeraldas para o velório, que acontece até 17 horas. Em decreto semelhante ao editado pela prefeitura, Caiado determinou luto oficial de sete dias no Estado.

Iris e outros três ex-governadores de Goiás morreram em 2021

Iris Rezende é o terceiro ex-governador de Goiás a falecer em 2021, ano marcado por perdas e luto. Dois deles estão entre os 610 mil brasileiros que perderam a vida em decorrência da covid-19: Maguito Vilela, no dia 13 de janeiro; e Helenês Cândido, no dia 17 de março. Completa a lista Ary Valadão, que morreu vítima de pneumonia no dia 9 de agosto.

De todos eles, o mais novo era Maguito – que havia acabado de se eleger prefeito de Goiânia. Assim como Iris, Maguito passou os seus últimos dias em um leito de hospital em São Paulo. Venceu a eleição intubado, enquanto alternava raros momentos de consciência. O falecimento dele gerou comoção acima do normal em função das circunstâncias que marcaram o seu trunfo nas urnas, meses antes.

Helenês morreu aos 86 anos à espera de uma UTI. Foi internado com covid-19 na enfermaria de um hospital em Santa Helena e, se resistisse, seria encaminhado para o hospital Nossa Senhora Aparecida, em Caldas Novas. Era hipertenso e diabético. Helenês foi presidente da Assembleia Legislativa entre 1997 e 1998. Em novembro de 98, assumiu o cargo de governador por 37 dias.

De todos, o mais longevo foi Ary Valadão, que completou 102 anos antes de falecer. Ary vivia com a dor de ter perdido o filho em 1981. Foi ao lado dele que o ex-governador foi enterrado, em um jazigo no cermitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia. Deixou esposa, seis filhos, netos e bisnetos. Foi vítima de uma pneumonia.

Leia mais:

Antes adversários, Caiado e Iris criaram sólida amizade e aliança nos últimos anos

Iris Rezende morre aos 87 anos em São Paulo

Enterro de Iris Rezende será realizado no Cemitério Santana, em Goiânia, às 17h

Quatro dias depois de Marília Mendonça, Cristianópolis perde também Iris

Gustavo Mendanha destaca papel de Iris na emancipação de Aparecida

Trajetória de Iris se confunde com a história de Goiânia e de Goiás