A Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT) anunciou nesta sexta-feira (24/6) que a operação de 149 fotossensores da capital está suspensa. O motivo para isso é que o contrato com a empresa Trana, responsável pela manutenção dos equipamentos, venceu e não será prorrogado por ter atingido o limite legal.
Por nota, o órgão municipal informou que agentes de trânsito serão deslocados para cruzamentos estratégicos e com maior fluxo de veículos e ocorrências para fiscalização presencial. “Na Zona 40, a fiscalização por radar estático atuará até nova licitação em andamento entrar em vigor”, esclarece a assessoria de imprensa da pasta.
Os radares nos corredores preferenciais de ônibus, por sua vez, continuam em pleno funcionamento. “o veículo flagrado em infração será penalizado conforme o Código de Trânsito Brasileiro”, diz o texto da secretaria.
Mesmo com a interrupção dos serviços dos 149 radares, a SMT orienta os condutores a respeitarem “a sinalização, independentemente de fiscalização eletrônica, visto que o mais importante é a prevenção de acidentes e a preservação da vida no trânsito.”
A previsão da Secretaria Municipal de Administração (Semad) é de que o edital seja republicado na primeira quinzena de julho e a abertura da sessão de licitação seja na primeira quinzena de agosto.