Alerta Epidemiológico

Prefeitura de Goiânia divulga orientações para a população em casos de enchentes

Por conta dos alagamentos, a leptospirose se torna uma das principais ocorrências epidemiológicas

Devido ao início do período chuvoso, alguns bairros de Goiânia foram acometidos por inundações. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde (CIEVS), divulgou à população nesta segunda-feira (7) um Alerta Epidemiológico e uma cartilha informativa para atentar sobre possíveis surtos de leptospirose nas regiões afetadas pelas fortes chuvas.

Por conta dos alagamentos, a leptospirose se torna uma das principais ocorrências epidemiológicas. A doença é causada por uma bactéria presente na urina de roedores e é, muitas vezes, adquirida com o contato da pele e mucosas com a enxurrada e a lama.

As pessoas infectadas podem sentir sintomas como febre, dores de cabeça e no corpo, podendo até, em casos graves, causar insuficiência renal e hemorragias, principalmente pulmonar. A orientação para os indivíduos que manifestarem esses sinais é procurar uma unidade de saúde e informar se nos 30 dias antes do começo dos sintomas teve ou não contato físico com locais alagados, principalmente, após fortes chuvas ou ocorrência das inundações. Tais informações promoverão o atendimento mais adequado e preciso do paciente.

Além da leptospirose, o Alerta e a Cartilha orientam sobre a contaminação da água e dos alimentos e o aumento de acidentes com animais peçonhentos, também causados pelas inundações.

Confira as orientações do Alerta Epidemiológico e da Cartilha.