PANDEMIA

Prefeitura de Goiânia dobra número de testes de covid-19 disponíveis

Serão dois pontos de testagem por dia, o que vai totalizar 2 mil testes aplicados diariamente

Locais de testagem da covid-19 em Goiânia nesta quinta (3) (Foto: Jucimar de Sousa - Mais Goiás)

Diante do aumento da demanda, a prefeitura de Goiânia informou que vai dobrar, a partir desta quinta-feira (6), o número testes de Covid-19 disponíveis para a população. Serão dois pontos de testagem por dia, o que vai totalizar 2 mil testes aplicados diariamente. Até então, a média de testes disponibilizados era de pouco mais de mil por dia.

Nesta quinta-feira, os pontos de atendimento serão no estacionamento do Parque Mutirama, na avenida Contorno, setor Central, e na Praça da Feira do Vera Cruz II, localizada na avenida Gercina Borges Teixeira, 2521, Conjunto Vera Cruz II, com necessidade de agendamento. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) a partir de sexta-feira os demais locais serão disponibilizados no site da Prefeitura.

A ampliação da testagem se deve sobretudo à alta demanda na capital. Conforme a SMS, 8.952 testes foram aplicados entre os dias 27 de dezembro de 2021 e 2 de janeiro de 2022. Desses, 5.186 na modalidade pedestres e 3.766 na modalidade drive-thru. Na pedestre, o índice de positivados foi de 12,7%. No drive, os positivos correspondem a 10,3%.

O teste fica pronto em cerca de 20 minutos. Para fazê-lo, basta fazer o agendamento por este link que também está disponível no site da Prefeitura de Goiânia:  https://www10.goiania.go.gov.br/AgendamentoExame_COVID19/AgendarExame.aspx a partir das 12h de hoje e comparecer ao local no horário marcado, com documentos pessoais e comprovante de endereço.

Surtos de Covid-19 em Goiânia

Na última terça-feira (4), o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, testou positivo para Covid-19 ao realizar teste rápido de rotina. Segundo informação do Paço, a primeira-dama Thelma Cruz, bem como os assessores próximos, tiveram testes negativos.

Pelo menos duas secretarias enfrentam surto da doença: a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), com uma dezena de infectados; e o Procon Goiânia, que anunciou a suspensão das atividades presenciais por 10 dias. Até o momento, foram confirmados 12 casos no órgão.

Nos bastidores, o que se diz é que o número de infectados nessas pastas e em outras pode ser bem maior, já que existe a movimentação e interação dos servidores da administração municipal. Num cenário geral, Goiânia confirma 225.358 casos de Covid-19 e 4.408 óbitos.

Veja post da prefeitura de Goiânia sobre o assunto