TECNOLOGIA

Prefeitura de Goiânia faz parceria para oferecer cursos gratuitos de jogos eletrônicos

Brasil é o décimo maior mercado de games do mundo

A prefeitura de Goiânia, em parceria com o Instituto Saga Games, vai oferecer aos jovens da capital a chance de capacitação na área de jogos eletrônicos. Segundo a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA), o objetivo é capacitar e incentivar jovens a explorar as oportunidades oferecidas pela indústria de jogos eletrônicos, mercado que movimenta que movimenta bilhões ao ano.

Dados de 2023 da consultoria Newzoo (2023) citam o Brasil como o décimo maior mercado de games do mundo. São mais 100 milhões de jogadores que gastaram cerca de US$ 2,7 bilhões em 2022. Segundo o levantamento, a expectativa é que, até 2025, os jogadores brasileiros gastem US$ 3,5 bi.

“Um curso como esse fomenta a criatividade e promove a inclusão social, sobretudo dos jovens”, avalia a secretária da pasta, Cida Garcez. Sobre as vagas, ela cita que, durante o processo de inscrição, os participantes serão informados sobre os horários e datas específicas. Além disso, é permitido ao aluno se inscrever em apenas um curso por CPF. As inscrições devem ser feitas no site da Saga: https://www.saga.com.br/.

Curso

O curso será realizado na sede do Instituto Saga Games, localizado na Rua 9, 339, no Centro de Goiânia. As inscrições serão abertas de 5 de fevereiro a 1 de março, com o curso previsto para iniciar em 5 de março. São oferecidas 300 vagas para jovens de 14 a 29 anos e o curso, completamente gratuito, terá carga horária de 8 horas distribuídas em 4 aulas, uma por semana. As opções de cursos incluem desenvolvimento de games, animação no After Effects e Design no Photoshop.

Durante o mês de curso, os participantes terão a oportunidade de aprimorar habilidades em design gráfico, desenvolvimento de jogos, programação avançada, técnicas para criar animações visuais, efeitos especiais em gráficos 3D, inteligência artificial em jogos, renderização, entre outros. A relevância desses cursos na formação dos jovens vai além do conhecimento técnico, estimulando também o pensamento criativo e inovador.