Prefeitura de Goiânia fecha parceria com UFG para permanência de salas de vacina
As salas de vacina ficam na Faculdade de Enfermagem e, a longo prazo, devem receber todas as vacinas do Calendário Básico
A prefeitura de Goiânia firmou um acordo com a Universidade Federal de Goiás (UFG) que prevê o funcionamento de salas de vacina, por cinco anos, na Faculdade de Enfermagem da instituição. Atualmente, os locais funcionam para aplicação de vacinas contra Covid-19. No entanto, a previsão que é que imunizantes contra outras doenças sejam incorporadas a longo prazo.
O termo de cooperação foi firmado entre a UFG e a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), por meio do reitor da universidade, Edward Madureira, e o titular da SMS, Durval Pedroso. As salas de vacina alvos do acordo funcionam no combate à Covid-19 a Faculdade de Enfermagem (FEN/UFG), situada na Rua 227, Viela Q. 68, S/N, setor Leste Universitário.
Porém, conforme a SMS, “o objetivo é ampliar esse leque e fornecer todas as vacinas de rotina conforme o Calendário Básico de Vacinação”.
Salas de vacina na UFG: quem fará o quê
O termo assinado especifica ainda que, além de ceder o espaço, a UFG ficará encarregada de disponibilizar a “mão de obra necessária para a execução dos serviços, cadastro, triagem, aplicação da dose, registro no sistema de informação vigente e gerenciamento dos resíduos, de forma a garantir a adequada logística da imunização, com segurança e efetividade”.
Já a Secretaria de Saúde ficará responsável por disponibilizar as Câmaras Frias e o monitoramento e controle da temperatura adequada, além do fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs, de transporte das vacinas e insumos (seringas e agulhas) e dos serviços de gerenciamento e descarte dos resíduos produzidos.