Assistência Social

Prefeitura de Goiânia inaugura casa para pessoas em situação de rua e de vulnerabilidades social

Casa de Acolhida Cidadã conta com alas para idosos e acamados de ambos os sexos. Espaço, que fica localizando no Centro de Goiânia, oferece 100 vagas à população

O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, inaugurou na manhã desta terça-feira (20) a Casa de Acolhida Cidadã (CAC) – Unidade II, localizada na Rua 20, nº 74, no Centro da capital. O espaço, que é subdividido em alas masculina e feminina com capacidade de atendimento para 100 pessoas, tem como objetivo abrigar temporariamente adultos e idosos em situação de rua, além de pessoas que estão em trânsito, como migrantes, imigrantes e os pacientes que recebem alta hospitalar e não possuem vínculo familiar identificado em Goiânia.

O prefeito Paulo Garcia destacou a importância desse tipo de investimento. “O poder público deve olhar por todos, mas, principalmente, para quem mais necessita. A entrega dessa unidade da Casa de Acolhida Cidadã é mais resgate do nosso plano de governo. Essa Casa é um espaço próprio da Prefeitura de Goiânia que adquirimos. Agora ele está equipado com acessibilidade completa. Os cidadãos que estão em situação de risco ou de rua tem agora um espaço adequado para acolhimento”, afirmou.

Segundo Maristela Alencar, titular da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), o atendimento prestado inclui ainda desde a provisão das necessidades básicas, como alimentação, higiene pessoal, pernoite com segurança e atendimento psicossocial. “Neste espaço as pessoas realizarão atividades ocupacionais, orientações e encaminhamentos para aquisição de documentos pessoais e para o mercado de trabalho também estão entre os serviços oferecidos pela unidade”, disse.

Em seguida, Maristela Alencar afirmou que a administração do prefeito Paulo Garcia sempre preocupou em elaborar políticas públicas com setores da sociedade em situação de vulnerabilidade social. “A entrega de mais esse equipamento à população é exatamente para garantir o atendimento adequado, qualificado e seguro”, disse a titular, acrescentando que o objetivo da prefeitura é assegurar a esse público o direito à convivência familiar e comunitária.

Os espaços administrativos da CAC II são compostos por salas da coordenação, serviço social, psicologia, educadores sociais, terapia ocupacional, documentação, enfermagem, medicação, insumos, administração, rouparia, almoxarifado, serviços gerais, além do refeitório, lavanderia, refeitório para servidores, recepção, espaço de convivência e local para os agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM).