MEDIDAS PREVENTIVAS

Prefeitura de Goiânia inicia desassoreamento no Parque Cascavel

Trabalho preventivo visa garantir que, no período chuvoso, Área de Preservação Permanente (APP) e Parque Cascavel não sofram com grandes erosões

Começa nesta sexta-feira (26) a manutenção da bacia de contenção e dos lagos do Parque Cascavel, situado entre as avenidas Leblon e Independência, no Jardim Atlântico, em Goiânia. O trabalho, realizado pela prefeitura, será feito na primeira bacia, seguido pelos lagos.

Segundo a prefeitura, essa ação é importante e deve ser realizada durante o período de estiagem para prevenir problemas durante a temporada de chuvas, como erosões, assoreamentos e alagamentos. O objetivo principal é garantir que a água da região tenha um caminho desobstruído para escoar, evitando danos significativos.

O leito do Córrego Cascavel, que passa ao lado do parque, foi alvo de uma vistoria técnica pela prefeitura, que constatou um intenso assoreamento da bacia, com erosões nas margens e obstrução do fluxo d’água. A intervenção planejada pretende reduzir a carga de sedimentos depositados no lago, melhorando o escoamento e a qualidade da água.

Durante o período de limpeza da bacia e dos lagos, o material terroso retirado será temporariamente armazenado ao lado da área de serviço, conforme licença ambiental temporária. A terra precisa escorrer e secar para, posteriormente, ser destinada aos viveiros e outras áreas degradadas para recuperação e reuso.

A ação não só visa preservar o meio ambiente e a infraestrutura do Parque Cascavel, mas também garantir a segurança e o bem-estar da comunidade local durante o período chuvoso.