Meio ambiente

Prefeitura de Goiânia irá substituir jamelões da Avenida Fued Sebba por Ipês neste sábado

Medida tem o objetivo de evitar acidentes de trânsito

Foto: Divulgação - Prefeitura de Goiânia

A prefeitura de Goiânia irá substituir os jamelões da Avenida Fued José Sebba, no Jardim Goiás, por 106 ipês neste sábado (2). A ação terá início às 7 horas e a previsão de término é 16 horas. Por esse motivo, a via estará interditada nesse período.

De acordo com o Paço Municipal, os jamelões serão substituídos para evitar acidentes. O fruto da árvore, ao se misturar com água, deixa a pista escorregadia, o que prejudica a direção de condutores de carros e motos.

De acordo com a Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), a substituição das árvores já foi autorizada por causa do tamanho considerável dos ipês que serão plantados. O presidente da agência, Luan Alves, afirmou que o plano é substituir os jamelões nas vias principais da cidade.

“Nós temos efetivado um plano de ações para substituir os jamelões nas vias de maior movimento na capital de forma gradativa, evitando grandes impactos tanto visuais quanto climáticos”, afirmou o presidente.

As árvores derrubadas serão reaproveitadas. A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) informou que irá usar a madeira para fabricação de bancos e para lenha e as folhas serão utilizadas para compostagem.

O jamelão é uma árvore de origem indiana e começou a ser plantada em Goiânia a cerca de 20 anos. Hoje estima-se que a capital tenha 9 mil pés plantados em vários pontos, inclusive próximos a vias com grande circulação de veículos.