Prefeitura de Goiânia lança campanha contra dengue e chikungunya
Diferente da dengue, a febre Chikungunya é nova e praticamente toda a população está susceptível a ser contaminado
//
A prefeitura de Goiânia lançou na manhã desta quarta-feira (05/11) uma campanha para para prevenção da Febre Chikungunya, juntamente com a Dengue, já que ambas são transmitidas pelo mesmo mosquito, o Aedes Aegypti. O foco é conscientizar a população sobre a importância de evitar a proliferação do mosquito.
Em coletiva de impresa realizada no Paço Municipal, o vice-prefeito Agenor Mariano, o secretário municipal de Saúde, Fernando Machado, e a diretora de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, mostraram as ações já realizadas pela administração municipal neste ano, o planejamento para 2015 e os dados das doenças na capital.
O vice-prefeito de Goiânia, Agenor Mariano, ressaltou o comprometimento da prefeitura na prevenção, combate e controle da Dengue e da Chikungunya e destacou o envolvimento das secretarias municipais para efetivar o plano de ação na capital. As ações inseridas na Campanha da SMS seguem diretrizes do Ministério da Saúde (MS) e envolvem a assistência e a vigilância em saúde.
Na área assistencial, o secretário Fernando Machado informou que os profissionais de saúde, das redes pública e privada de saúde passaram por um treinamento amplo para identificação das doenças e condução do tratamento. Machado acrescenta que “a preparação da rede também envolve o controle do vetor. Mais de mil agentes estão agora nas ruas, nas casas, visitando os bairros, lutando para diminuir proliferação mosquito”.
A diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Flúvia Amorim, revelou que o mosquito da dengue é o mesmo que transmite a Febre Chikungunya e não há vacina para nenhuma dessas doenças. “Se algumas pessoas estavam esperando mais algum motivo para tomar providências para eliminar os criadouros de dengue nas suas casas, este motivo já existe e é a doença Chikungunya, que tem grandes chances de chegar a Goiânia. Quanto antes combatermos o mosquito, diminuindo o índice de infestação do Aedes, melhores serão os resultado em 2015”, enfatiza a diretora.
Atenção redobrada
Os principais sintomas da Dengue e da Chikungunya são dor nas articulações, dor de cabeça e no corpo, além da presença de manchas avermelhadas.
Em relação à Dengue, Goiânia apresentou diminuição de 45% no número de casos, no ano de 2014, em relação ao mesmo período de 2013 e está entre as 11 cidades que apresentaram índices satisfatórios do Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa).
No entanto, a SMS ressalta que, mesmo com a redução do índice, é fundamental que as pessoas reforcem as ações de eliminação dos criadouros dos mosquitos, ainda mais sendo o mosquito transmissor das duas doenças.
Até o momento, foram registrados – em Goiânia – dois casos importados da Febre Chikungunya, de pessoas que contraíram a doença no Caribe e na Guiana Francesa. Não há nenhum caso confirmado de pessoas que adquiriram a doença aqui no município, mas existem dois casos em investigação.
No Brasil, o Ministério da Saúde confirmou 824 casos até o dia 25 de outubro. A doença já foi registrada nos estados da Bahia, Amapá, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.