Prefeitura de Goiânia lança frente de trabalho de urbanização nas regiões Leste e Norte
Nessa segunda edição irão receber os serviços de urbanização os setores Leste Vila Nova, Santa Genoveva, Negrão de Lima e Jaó
//
A Prefeitura de Goiânia lançou neste sábado (28/11) a 2ª Frente de Trabalho Ampliada. Desta vez, serão atendidos com os serviços de urbanização setores da região Leste e Norte. O lançamento aconteceu às 8h, no Parque Beija Flor, no Setor Jaó.
Em pareceria com a prefeitura, moradores da Região Norte plantaram mais de 600 mudas de árvores nativas do Cerrado, integrando o plantio das 82 mil mudas em homenagem ao aniversário de Goiânia.
Nessa segunda edição irão receber os serviços de urbanização os setores Leste Vila Nova, Santa Genoveva, Negrão de Lima e Jaó. Para isso, 210 servidores da Diretoria de Coleta trabalharão nos períodos diurnos e noturnos. Ao todo, 148 equipamentos estarão envolvidos na operação.
Já a Diretoria de Urbanismo conta com 650 trabalhadores para realização de varrição, capina manual e com costal, limpeza de córregos, pintura de meios fios e manutenção de praças.
Além da Comurg, a ação conta com servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), que realiza os serviços de limpeza de boca lobo, de ramais de galerias pluviais e de poços de visita, retirada de entulhos e galhadas, recuperação asfáltica e tapa buracos; da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT); a Guarda Civil Metropolitana (GCM), que reforçou suas equipes de patrulhamento na região; Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), que fará a manutenção nos parques, e a Secretaria Municipal da Saúde que promoverá uma ampla ação de combate à dengue.
A primeira edição foi lançada na terça-feira (24) e atendeu os setores Aeroporto, Centro, Sul, Oeste, Bueno, Marista e o Serrinha. O balanço parcial informa que até esta quinta (26) a Comurg já havia recolhido mais de 1, 4 mil toneladas de entulhos e 255 toneladas de galhadas. Além disso, 650 servidores da Diretoria de Urbanismo fizeram a roçagem de 1, 04 mil m² de calçadas e ruas, capinou manualmente 208 mil m², varreram 832 mil m², e limparam 52 mil m² às margens de córregos da região. A mesma equipe realizou ainda a revitalização de 13 praças e entre pistas com plantio ornamental de cravão, alho-social, acalifa, boa-noite, falso graptofilo, ruellia e barléria.
De acordo com o presidente da Comurg, Edilberto de Castro Dias, a meta do prefeito Paulo Garcia é reforçar os serviços de limpeza e oferecer aos goianienses uma cidade com mais qualidade de vida. “Vamos fazer promover a limpeza em toda Capital. Iniciamos pelos setores centrais e logo estaremos nas demais regiões. Nenhuma rua ficará sem receber os trabalhos”, frisou.
O presidente reforçou a participação e colaboração da sociedade para o sucesso da Frente de Trabalho Ampliada e informou que, nos locais onde a Comurg já realizou a limpeza as equipes farão a fiscalização. “Se o morador insistir em descartar lixo ou entulho de forma irregular será notificado, caso não retire, será autuado. De fevereiro até outubro, o órgão notificou mais de 30 mil cidadãos”, acrescentou.