Prefeitura de Goiânia oferece serviço de captura e controle de enxame de abelhas
Mediante denúncias e solicitações do serviço pela população, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de…
Mediante denúncias e solicitações do serviço pela população, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, por meio da diretoria de Vigilância em Zoonoses, oferece o serviço de remoção de enxames de abelhas Europa e Africanizada (as que oferecem risco à sociedade). A população pode solicitar o serviço ligando para os telefones 3524- 3131 e 3524-1902, das 8 às 17 horas, ou no 3524- 3130, no período noturno. O trabalho é realizado das 12 às 21 horas.
Segundo o gerente de controle de animais sinantrópicos, Wellington Tristão, “a Zoonoses não tem a intenção de exterminar as abelhas, mas, caso não seja possível fazer a captura, os agentes eliminam todo o enxame com o uso de inseticida – somente em último caso”.
Por meio de um convênio com a Universidade Federal de Goiás, as equipes da Zoonoses deslocam as colmeias para a área de mata, habitat natural das abelhas, para que, assim, não ofereçam mais risco à população. Em 2016 foram registrados 385 demandas de enxame de abelhas atendidas, com a condução de todas as colmeias para local apropriado.
A proliferação das abelhas ocorre, principalmente, em períodos de seca, queimadas e desmatamentos, quando elas perdem seu habitat natural e vão para a área urbana. O veneno que há em seus ferrões oferece risco à população. Sua picada pode levar a óbito pessoas alérgicas, se os devidos cuidados não forem tomados. A pessoa atacada por enxame deve procurar imediatamente uma unidade de saúde, independente de ser alérgico, pois pode ocorrer choque anafilático. Dor, inchaço e coloração avermelhada da pele são os principais sintomas de reações tóxicas da picada de abelha.
“O ataque das abelhas ocorre quando elas são irritadas, portanto é importante que a população saiba que somente os agentes endêmicos, devidamente equipados, podem mexer nos enxames”, acrescentou Wellington Tristão.