prorrogação

Prefeitura de Goiânia pode prorrogar validade de concurso de 2020 até 2026

"Rogério Cruz é sensível à situação", disse o secretário Valdery Júnior

Foto: Prefeitura de Goiânia

A Prefeitura de Goiânia está planejando prorrogar o período de validade do concurso público municipal realizado em 2020 até setembro de 2026. A informação foi divulgada pelo secretário municipal de Administração, Valdery Júnior, na última quinta-feira (22), durante audiência pública realizada na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

“O Rogério Cruz é sensível à situação. Recentemente eu disse ao prefeito que o concurso de 2020 vence em setembro de 2024. E o que eu quero acalmar vocês nesse momento é que nós devemos adiar esse concurso até 2026”, afirmou o secretário.

O procurador-geral do Município, José Carlos Issy, informou que 1.183 profissionais de Educação, aprovados no último concurso, foram convocados, superando as 519 vagas previstas no edital. José esclareceu que o chamamento além do número de vagas se deve a aposentadorias, mortes e outras saídas de servidores efetivos.

A representante do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO), Carolina Costa Xavier, explicou durante a reunião com os deputados que os municípios não são obrigados a convocar além do número de vagas previstas nos concursos. Ela destacou que, caso seja evidenciada uma intenção injustificada, como contratação temporária para substituir servidores efetivos, é necessário convocar um novo servidor efetivo.

MP recomenda que Goiânia nomeie aprovados em concurso de 2020 para o cargo de professor