ECONOMIA

Prefeitura de Goiânia promete normalizar emissão de notas fiscais até quinta (30)

Empresas relatam instabilidade no sistema há pelo menos 15 dias

Instabilidade no sistema de emissão de notas fiscais da Prefeitura de Goiânia tem gerado dor de cabeça para profissionais (Foto: Jucimar de Sousa - Mais Goiás)

Uma instabilidade no sistema de emissão de notas fiscais da prefeitura de Goiânia tem gerado dor de cabeça para empresários, contadores e demais profissionais da capital. Alguns escritórios relatam o sistema instável já há quase 15 dias. Segundo a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sictec), o problema de emissão das notas deve ser corrigido até amanhã, dia 30 de dezembro.

Ao Mais Goiás, a contadora Neide Araújo contou que seu escritório está com problemas para emitir as notas fiscais há quase duas semanas. Ela destaca que a situação não é novidade. “Já é praxe. No final do ano, eles [prefeitura de Goiânia] fazem uma atualização e o sistema fica instável pra gente”, diz.

Segundo a contadora, o sistema às vezes volta a funcionar a depender do horário. “De manhã fica fora do ar. Então ficamos tentando e lá por volta das 17h horas, dá certo”, conta. Já um contador de outro escritório afirmou à reportagem que nenhum cliente está com acesso ao site para emissão de notas.

Procurada pelo Mais Goiás, a Sictec informou que “uma falha no sistema tem causado instabilidade no serviço de emissão de notas fiscais”, mas que a “expectativa é que o serviço volte à normalidade até quinta-feira, dia 30”. A pasta informou ainda que o problema foi detectado na última segunda-feira (27). “Desde então, técnicos estão trabalhando 24h por dia para reestabelecer o serviço”.

A reportagem também entrou em contato com a Secretaria Municipal de Finanças, que afirmou ainda não ser possível mensurar os impactos que a falha no sistema de notas fiscais gerou para o município.