Prefeitura de Goiânia realiza testagem ampliada na região Noroeste
Testes serão feitos na Escola Municipal Professora Leonísia Naves de Almeida e na Escola Municipal Stephania Alves Bispo
A prefeitura de Goiânia realiza a testagem ampliada, a partir desta terça-feira (11), às 8h, da população da região Noroeste da cidade para identificar casos do novo coronavírus (Covid-19). O objetivo é identificar os casos, conter a disseminação do vírus e reduzir número de internações e óbitos na capital.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os testes rápidos serão realizados na Escola Municipal Professora Leonísia Naves de Almeida, no Morada do Sol, nas modalidades drive thru e pedestres; e na Escola Municipal Stephania Alves Bispo, no Jardim Liberdade, somente para os pedestres. Estes testes de antígeno identificam o vírus no momento da infecção.
Ao todo, 74 bairros e mais de 180 mil habitantes compõe a região que segue com o serviço até a próxima sexta-feira (14). A seleção do local se baseou em estudos epidemiológicos que apontaram grande circulação do vírus.
Como ocorreu no Jardim Guanabara, as equipes da prefeitura atuarão na triagem, coleta, realização do teste. Haverá, também, equipe médica para atender os casos positivos. Moradores acima de 12 anos e que não apresentem sintomas, e que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados nos últimos dias, passarão pela testagem. Aqueles com suspeitas devem se dirigir a uma unidade de saúde.
A prefeitura adquiriu, no total, 185 mil testes, já tendo realizado mais de 80 mil. Na região Norte, na última semana, foram feitos 4.532. Na ocasião, 642 deram positivo, ou seja, 14,16% do total.