Prefeitura de Senador Canedo inaugura praça em região onde houve queda de caixa d’água
Acidente aconteceu em julho de 2021 e atingiu diversas casas, tendo deixado gravemente ferido o morador na época com 18 anos
A Prefeitura de Senador Canedo inaugurou, na sexta-feira (16), uma praça na região onde houve a queda de uma caixa d’água no Campo do Trajano, setor Parque Industrial. O acidente aconteceu em julho de 2021 e atingiu diversas casas, tendo deixado gravemente ferido o morador Yuri Louredo Giuliani, na época com 18 anos.
A área de lazer é a primeira do bairro e conta com playground, estação de ginástica ao ar livre, quadra poliesportiva, arquibancada, área reservada para feiras e estacionamento.
Segundo o prefeito Fernando Pellozo a praça é mais uma área pública para a cidade, que trará mais qualidade de vida para crianças, jovens e adultos.
“Este novo espaço de lazer foi pensado com muito carinho, contemplando toda a população do bairro, para marcar uma nova era na região”.
Prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo
Além da praça, a prefeitura prestou assistência às pessoas atingidas pelo acidente e reconstruiu seis casas e um comércio atingidos pelo desmoronamento três meses depois. Além disso, também providenciou a construção de uma nova casa para Yuri e sua família.
Segundo o prefeito, o município também iniciou as obras de construção do novo sistema de abastecimento de água da região Sul. O Centro de Reservação de água foi inaugurado em abril deste ano e, atualmente, atende 20 bairros, com mais de 35 mil pessoas.
Relembre queda de caixa d’água
Na manhã do dia 8 de julho de 2021, o reservatório com quase um milhão de litros de água, do sistema Sanesc, desabou e deixou gravemente ferido Yuri Louredo Giuliani, de 18 anos.
Diversas casas foram atingidas pela água e algumas tiveram de ser evacuadas. Na ocasião, mais de 15 bairros de Senador Canedo tiveram o fornecimento de água afetado.
O desabamento do reservatório fez com o jovem Yuri fosse resgatado inconsciente e gravemente ferido dos escombros. O rapaz foi levado de helicóptero ao Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia. Ele recebeu alta depois de cinco dias internado.
Uma perícia apontou que o reservatório superior estava cheio, enquanto o da base, que serviria para suportar o peso da unidade de cima, estava vazio. Também segundo a investigação, o sistema de regulação do volume de água era feito com uma válvula manual, enquanto o ideal era que o funcionamento fosse automatizado.
“Dessa forma, o reservatório comporta bem menos peso pois a parte de cima estava com três vezes mais peso do que a parte de baixo. Isso foi um fator que certamente contribuiu com o desequilíbrio da caixa d’água”.
Delegado responsável pela apuração do caso, Antônio André