AOS 100 ANOS

Prefeitura de Trindade decreta luto oficial pelo falecimento da Professora Iraci Borges

Iraci Borges estava internada desde o dia 16 de outubro, quando celebrou seu centenário

A Prefeitura de Trindade declarou, neste domingo (27/10), luto oficial de três dias em decorrência do falecimento da Professora Iraci Borges, uma figura histórica para a educação e a política da cidade. O decreto de luto oficial foi assinado pelo prefeito em exercício, Pastor Alcione Acácio, em reconhecimento à trajetória da professora, que faleceu após uma parada cardíaca aos 100 anos.

Iraci Borges estava internada desde o dia 16 de outubro, quando celebrou seu centenário e foi hospitalizada devido a uma obstrução intestinal.

“Hoje, Trindade se despede de uma de suas figuras mais admiráveis e inesquecíveis, a Professora Iraci Borges. Em seus 100 anos de vida, ela não apenas educou e formou gerações, mas também contribuiu profundamente para a construção de nossa identidade como cidade, inclusive confeccionando a primeira bandeira de Trindade, símbolo que nos representa e nos une,” declarou o prefeito Marden.

Nascida em 1924, em Ipameri, Professora Iraci mudou-se para Trindade em 1951, aos 25 anos, onde dedicou a vida ao magistério em instituições como o Grupo Escolar Dom Prudêncio, a Escola Paroquial Santo Afonso e a Escola Doméstica São Geraldo. Em 1958, fundou o Educandário Santa Teresinha, o segundo Jardim da Infância do Estado de Goiás, e teve um papel essencial na criação de várias outras escolas, como o Colégio Divino Pai Eterno e a Escola São Sebastião.

Além de professora, Iraci foi a primeira vereadora da história de Trindade. O velório dela ocorre a partir das 15h deste domingo, no plenário da Câmara Municipal de Trindade. O sepultamento está previsto para a segunda-feira (28/10), às 9h.