EDUCAÇÃO

Prefeitura decide que CMEIs de Aparecida só terão atendimento parcial e revolta mães

Prefeitura afirma que decisão foi tomada em conjunto com a equipe de Transição e visa reduzir o número de espera por vagas

CMEI em Aparecida de Goiânia (Foto: Claudivino Antunes - Divulgação)

Mães que utilizam os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) em Aparecida de Goiânia estão preocupadas com o anúncio da prefeitura de que, a partir de 2025, o atendimento nos CMEIs será apenas em meio período para crianças entre 4 e 5 anos. Essa mudança gera aflição entre as mães que trabalham fora e dependem do serviço integral.

Patrícia, uma das mães afetadas pela alteração, tem dois filhos, sendo que o mais velho faz tratamentos mensalmente e toma remédios controladas. Para levar o menino de 9 anos ao médico, ela contava com Cmei para deixar o mais novo. Agora, ela, que também faz tratamento de saúde e está na fila por uma cirurgia no coração, não sabe como vai conciliar a rotina.

“Tenho um filho que estuda no CMEI e outro que faz tratamento médico todos os meses. Preciso muito da vaga em tempo integral, pois não tenho com quem deixar meu filho quando levo o mais velho ao médico. Não tenho mãe, meu pai deu AVC. A gente que é mãe não tem com quem deixar os filhos”, relatou.

Marina Dias também expressou seu desespero diante da nova realidade. “Minha filha estuda no CMEI Comunidade Legal, no Jardim Florença. Fomos surpreendidos com a notícia de que o atendimento será apenas parcial em 2025. Eu trabalho das 7 às 16h30 e ainda não consegui nem escolher um período já que nenhum me atende. Ainda não sei o que vou fazer com a minha filha no outro período, pois para pagar babá vai uns 600 reais por aí e eu não disponho desse valor. Também não posso sair do serviço, sou eu que mantenho minha casa”, contou.

A situação é a parecida para Dileuza Lima, mãe de uma menina de 4 anos. “Agora, no último dia de aula, é que eles avisam que o ano que vem vai funcionar só em meio período. Não sei o que fazer. Não tenho rede de apoio e tenho que trabalhar”.

Meio período em CMEIs será para reduzir fila de espera por vaga

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia informou que os agrupamentos IV e V (pré-escola) nos CMEIs terão atendimento parcial no turno matutino, das 7h às 11h15, e no vespertino, das 13h às 17h15. A prefeitura ressaltou que essa decisão foi tomada em conjunto com a equipe de Transição e visa reduzir o número de crianças no cadastro reserva para pré-escola.

“A medida foi adotada visando atender mais alunos de 4 e 5 anos e zerar a fila de espera para essas crianças iniciarem sua alfabetização”, explicou a assessoria da prefeitura. Segundo informações oficiais, essa mudança já está em vigor nas escolas municipais, onde as crianças desses agrupamentos já estudam em meio período.

Enquanto isso, mães como Patrícia, Marina e Dileuza continuam na busca por alternativas para lidar com a nova realidade imposta pela administração municipal.