INFRAESTRUTURA

Prefeitura e Metrobus fazem acordo para recuperar asfalto no Eixo Anhanguera

Segundo Termo de Cooperação, reparos já devem iniciar nesta quinta-feira e a previsão é que durem 45 dias

Mulher é atropelada por ônibus do Eixo Anhanguera no Centro de Goiânia - (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Goiânia e a Metrobus assinaram, nesta quarta-feira (12), um Termo de Cooperação para manutenção emergencial e paliativa da pavimentação asfáltica do Eixo Anhanguera. O documento tem validade de 90 dias e, segundo o diretor-presidente da Metrobus, Paulo Cézar Reis, a intervenção começa nesta quinta.

A prioridade é cuidar dos pontos mais críticos da malha viária. O presidente da Metrobus diz que a expectativa é a de que todo o trajeto, de aproximadamente 14 quilômetros, esteja recuperado em 45 dias. Paulo adianta que não haverá interdições ou desvios no trânsito durante a manutenção.

Segundo o documento, a Secretaria de Infraestrutura de Goiânia deverá fornecer 196,24 toneladas de massa asfáltica, material ligante e todos os demais específicos para a intervenção. Já a Metrobus fica responsável pelo transporte e a execução dos serviços.

A assinatura do termo, segundo a prefeitura, não inclui transferência de recursos financeiros entre as partes. O documento também não implica reconhecimento, pela prefeitura e pela Metrobus, de responsabilidade dos serviços de manutenções do asfalto da via. Também não tira as obrigações futuras de uma das partes sobre a conservação do trecho, que está sob trâmite judicial.

“A Prefeitura não se recusa a promover melhoria na malha viária da cidade, mas o contrato de concessão para operar o eixo é claro quanto à responsabilidade sobre a manutenção do asfalto do Eixo Anhanguera, entretanto, enquanto a Justiça decide, esse Termo de Compromisso que assinamos com a Metrobus vai proporcionar melhoria no pavimento e garantir a segurança de motoristas e usuários do sistema”, afirma Dolzonan Mattos, secretário de Infraestrutura.