PANDEMIA

Prefeitura estuda antecipar feriados para conter avanço do coronavírus

A Prefeitura de Goiânia estuda antecipar feriados para conter o avanço do coronavírus na cidade.…

A Prefeitura de Goiânia estuda antecipar feriados para conter o avanço do coronavírus na cidade. Na capital já foram contabilizados 2.410 casos de Covid-19 com 75 mortes. O município avalia que as duas próximas semanas serão fundamentais para o controle da epidemia em Goiânia. A intenção é de elevar o isolamento social de 38% para 50%.

“Nós estamos anunciando hoje [sexta, 5/6] esta a situação epidemiológica. As duas semanas serão decisivas para a redução da epidemia. Estamos e estudando a antecipação de alguns feriados. Esta á uma medida que está sendo estudada para as duas próximas semanas”, avaliou a secretária municipal de Saúde, Fátima Mrué.

A gestora destacou que a antecipação a medida é considerada viável e efetiva pelo Paço, já que o escalonamento de horários do comércio ainda não atingiu o efeito esperado. Fátima Mrué explicou que o momento não é de fazer novas restrições, mas de cumprir as ações já estabelecidas por meio dos decretos já publicados.

A secretária ressaltou que cerca de 40% das pessoa que estão circulando na rua estão trabalhando em atividades não permitidas. A gestora argumentou que a fiscalização não tem como chegar a todos os locais e por isso, é importante a colaboração popular.

Segundo o secretário de governo, Paulo Ortegal, há preocupação com a atividade econômica e com a vida também. Ele ressaltou que um estudo está sendo feito e que deve ser concluído até na segunda-feira (8). Na próxima semana, dia 11 já é feriado de Corpus Christi. O Município vai decretar ponto facultativo na sexta-feira, dia 12.

“Com o intuito de melhorar a taxa de isolamento é que estamos pensando em fazer com que os feriados sejam antecipados. Temos pensando em 12 de outubro e 24 de outubro”, disse o secretário. Datas devem ser transferidas para a semana que se inicia no dia 14 de junho.

Leitos

A secretária de Saúde, Fátima Mrué, afirmou que o calendário de reabertura de outras atividades em Goiânia está, por ora, suspenso. Ela explicou que a baixa taxa de isolamento social e percentuais preocupantes de ocupação de leitos de UTI e de enfermaria impedem uma retomada segura.

Havia expectativa para que shoppings fossem reabertos já neste sábado (6) e a Região da Rua 44 no próximo dia 13. Fátima Mrué afirmou que os leitos de enfermaria estão com 93% de ocupação. Os de UTI estão em 78%. Os dados, conforme explicou, são referentes à Maternidade Célia Câmara e ao Hospital das Clínicas da UFG. Para flexibilizar as atividades econômicas, a secretária diz que é necessário aumentar a taxa de isolamento e ampliar a capacidade de leitos.

“Contamos da ajuda de todos os segmentos. Quanto mais rápido conseguirmos controlarmos a epidemia em Goiânia, mas rápido retornaremos as atividades com segurança. A mais de um mês estamos discutindo a reabertura”, disse a secretária municipal de Saúde.