Prefeitura inicia desmonte e remoção de caixa d’água que tombou em Senador Canedo
A prefeitura de Senador Canedo começou, neste domingo (11), o desmonte e remoção do reservatório…
A prefeitura de Senador Canedo começou, neste domingo (11), o desmonte e remoção do reservatório de água que caiu na última quinta-feira (8), no Parque Industrial. De acordo com o presidente da Agência de Saneamento de Senador Canedo (Senesc), Cainã Toledo, os trabalhos devem ser concluídos em até três dias. O desabamento do reservatório resultou na hospitalização de Yuri Louredo Giuliani, de 18 anos, que continua internado no Hospital de Urgências Governador Otávio Lage (Hugol), mas já respira sem ajuda de aparelhos.
Cainã destaca que a retirada de toda a estrutura acontece depois da liberação da área pela Polícia Técnica-Científica. “Os trabalhos serão realizados junto com a perícia para que, caso seja necessário alguma peça para fazer análise mais profunda, ela já será cedida de maneira imediata”, pontua. Ele destaca, ainda, que o restante da estrutura será encaminhada à sucata.
O presidente da Senesc afirmou que um projeto já está sendo produzido por uma empresa contratada para a construção de um novo reservatório de água na região. “Uma empresa já está realizando todos os estudos técnicos e estruturais para que a gente consiga construir um novo reservatório nas adjacências para, assim, todo o sistema de água seja restabelecido”, reforça.
Segundo ele, até o momento, cerca de 20 mil pessoas foram afetadas com o acidente, mas que a empresa “está conseguindo realizar o abastecimento de água para essas famílias”. De acordo com a prefeitura, o reservatório atendia 13 bairros de Senador Canedo: Vila São Sebastião 1, Vila São Sebastião 2, Pedro Miranda, Parque Industrial, Alphaville, Dona Indu, Residencial Flamboyant, Bougainville, Residencial Prado, Residencial Terra Bela 1, Residencial Terra Bela 2, Monte Azul e Parque Vitória.
Atenção
O prefeito da cidade, Fernando Pelozzo, conta que há uma empresa contratada para ajudar na remoção, assim como a presença de equipes da Sanesc, Defesa Civil e Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra). “É uma grande força-tarefa que foi formada para fazer a retirada e ajudar as famílias que foram atingida pela queda da caixa. Estamos prestando toda assistência às famílias, principalmente a da senhora Dalilia, que é mãe do Yuri”, pontua.
Segundo ele, foi recomendado que a Seinfra haja com toda cautela para a retirar os destroços e que eles sejam colocados em um lugar separado para fazer a retirada de objetos pessoais que possam estar no meio. Objetivo é evitar que tudo seja tratado como entulho.
Fiscalização
A prefeitura da cidade pontua que a Senesc realiza o monitoramento de todos os reservatórios para ter controle sobre o nível de água. Porém, após o acidente, será realizada uma vistoria em todos os reservatórios presentes na cidade, que deve ter início ainda nesta semana. Uma empresa será licitada para ajudar nesse processo.