Prefeitura lança programa de desobstrução de ruas e avenidas de Goiânia
Programa prevê restrição a estacionamentos, implantação de terceiras faixas e eliminação de semáforos
A prefeitura de Goiânia lançou, na manhã desta quinta-feira (2), um programa de desobstrução de ruas e avenidas principais. A avenida Jamel Cecílio será o corredor-piloto do projeto, que já começou a ser executado. De acordo com o Paço, esse é o início de um conjunto de intervenções que pretende melhorar a fluidez do trânsito e priorizar o transporte coletivo na capital.
O programa prevê a expansão para 250 km de vias ao longo de 18 meses. Nos primeiros 100 dias, a prefeitura pretende desobstruir 100 km de vias em 10 corredores prioritários, incluindo as avenidas 24 de Outubro, Independência, Castelo Branco e T-10. A Avenida Jamel Cecílio foi escolhida como o primeiro trecho a receber intervenções devido ao alto volume de tráfego e à sua relevância estratégica, conectando o shopping Flamboyant à avenida 85.
Na Avenida Jamel Cecílio, as obras contemplam 14 trechos críticos ao longo de 4,4 km. Entre as medidas estão:
- Implantação de uma terceira faixa;
- Ajustes na geometria viária;
- Reprogramação dos tempos semafóricos;
- Remoção de semáforos redundantes e obstáculos, como caçambas e tachões;
- Restrição de estacionamentos;
- Sinalização para conversões livres à direita;
- Modernização da sinalização horizontal e vertical.
A expectativa da prefeitura é reduzir os congestionamentos em 30% e elevar a velocidade média para 20 km/h, promovendo maior eficiência nos deslocamentos e no transporte coletivo. As intervenções serão acompanhadas por avanços tecnológicos, como a modernização do sistema semafórico com equipamentos inteligentes, implantação da Central Integrada de Trânsito e Transporte (CITT), monitoramento por câmeras e reforço na segurança viária.
Prioridade para transporte coletivo
Além disso, o prefeito Sandro Mabel reforçou que a prioridade será o transporte coletivo. “Vamos implementar semáforos eletrônicos inteligentes que priorizam os ônibus. No corredor do BRT Norte-Sul, por exemplo, o sistema permitirá que os ônibus atravessem os cruzamentos sem paradas desnecessárias, reduzindo o tempo de viagem e melhorando o conforto dos usuários”, explicou.
Além disso, Mabel também destacou outra promessa de campanha: permitir que motocicletas utilizem os corredores de ônibus. A medida deve começar na próxima segunda-feira (6) em pontos estratégicos da cidade. Para os próximos meses, está prevista ainda a implementação de mais conversões livres à direita, ampliando a fluidez no trânsito.