Prefeitura passa a fornecer dieta líquida a pessoas que se alimentam por sonda, em Goiânia
Programa, que recebeu nome de "Prefeitura que Cuida em Casa", começou pela Região Noroeste da capital. Serão atendidos 479 pacientes cadastrados pelo município
A prefeitura de Goiânia anunciou que vai disponibilizar, a partir de agora, dieta líquida enteral para pacientes que não conseguem se alimentar pela boca. O programa foi lançado na última sexta-feira (2) e começou no setor Brisas da Mata, onde há 38 paciente cadastrados. Em seguida, vai alcançar bairros de outras regiões da cidade.
Acompanhado do secretário municipal de Saúde, o prefeito Rogério Cruz visitou pacientes que receberam a dieta. O programa recebeu o nome de “Prefeitura que Cuida em Casa”.
De acordo com o secretário de Saúde, Durval Pedroso, “até sexta-feira da próxima semana, todos os 469 pacientes cadastrados pelo municipio serão visitados e receberão a fórmula”.
Gabriel, dos Santos Gonzaga, de 19 anos, morador do Residencial Brisas da Mata, foi um dos primeiros a receber a dieta. Ele nasceu com microcefalia e há dois anos se alimenta por sonda. Gabriel precisa ganhar peso para fazer uma cirurgia na coluna, depois poderá voltar a se alimentar pela boca.
A mãe dele, Sheila dos Santos Lima, comemorou a entrega em casa. “Dou graças à Deus e a todos vocês, esse programa vai facilitar muito a minha vida e também a do Gabriel, esse menino lindo que tenho e que é a minha vida”, disse.
Dieta e insumos
Junto com a dieta, a administração municipal frascos e equipos (mangueiras semelhantes às utilizadas para ministrar soro).
A prefeitura comprou 160 mil litros de dieta, quantidade suficiente para atender os pacientes por seis meses. Um novo processo de compra já está em andamento.
“Cuidar do cidadão é assegurar a ele que suas demandas mais urgentes sejam atendidas é o compromisso da prefeitura”, afirma Rogério Cruz.